Mato Grosso,

sexta-feira, 20

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioPolíticaProjeto de Lei propõe que motos até 150 cilindradas não paguem pedágio

Projeto de Lei propõe que motos até 150 cilindradas não paguem pedágio


Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei (PL) nº 1162/2021, de autoria do deputado estadual Valdir Barranco (PT), que busca proibir a cobrança de pedágio para motocicletas de até 150 cilindradas. A razão para que as motos até essa potência não paguem pedágio, de acordo com o texto, se dá pelo ônus desproporcional que pesa sobre a população dos Municípios onde se instalam as praças de cobrança de pedágio, pois os moradores se deslocam diariamente, para trabalhar, estudar ou fazer compras.

Ao defender a proposta, Barranco argumenta que a carência de recursos públicos para a realização de investimentos em infraestrutura levou à adoção de uma política de concessão de rodovias à exploração por parte da iniciativa privada, mediante a cobrança de pedágio, mas que isso trouxe prejuízos.

“Importante considerar que tal movimento, viabilizou a implementação de melhorias importantes para a nossa malha rodoviária, mas trouxe também inconvenientes que, só com o tempo estão sendo percebidos e corrigidos, como é o caso do tema que reveste a presente matéria” destacou o parlamentar.

Para serem isentos, os proprietários deverão apresentar documentação comprobatória junto aos órgãos de fiscalização o para usufruir do benefício instituído. O Projeto foi lido em plenário no dia 7 de dezembro. 

Fonte: ALMT

Últimas notícias