Mato Grosso,

sexta-feira, 20

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoVídeos com tradução em libras auxiliam população surda em provas teóricas de...

Vídeos com tradução em libras auxiliam população surda em provas teóricas de direção


A língua portuguesa tem sido um obstáculo enfrentado pela comunidade surda no momento da realização da prova teórica de direção. Em razão dessas dificuldades, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), adequou a prova teórica com a implantação de vídeos com a tradução em libras para auxiliar a pessoa surda a conquistar a tão sonhada Carteira Nacional de Trânsito (CNH).

O Intérprete de Libras do Detran-MT, Maurício Tadeu Pacheco da Silva, tem visitado alguns municípios do interior de Mato Grosso, acompanhando os candidatos durante a realização da prova teórica.  No último mês, ele esteve em Sinop, Cláudia, Sorriso, Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra.

Durante as visitas, Maurício teve contato com surdos que já possuíam histórico de reprovação e procurou compreender a realidade linguística da comunidade e identificou quais adequações eram necessárias para assegurar o melhor entendimento das provas teóricas. Os vídeos com a tradução em libras têm sido constantemente aperfeiçoados, a partir de orientações da própria população surda e com o auxílio do estagiário surdo do Detran-MT, Iverson Almeida da Silva.

Candidata surda e moradora de Sinop, Tatiane Reinheimer já havia reprovado na prova teórica 12 vezes e, desta vez, conseguiu ser aprovada. “Antes eu não compreendia o significado das palavras, com a tradução, eu pude compreender de forma mais clara o significado das palavras e o contexto”, destaca.

Segundo Alison da Costa, cidadão surdo que também já reprovou algumas vezes, é importante ter um intérprete devido a variedade linguística dos sinais em todo o território nacional. “Anteriormente, a tradução era feita de forma simplória, descontextualizada, de forma mecânica e sem expressão corporal, prejudicando o entendimento. Com a presença do Maurício, a interpretação ficou mais coesa e mais clara, eu compreendi e consegui acertar as questões”, relatou.

A didática implementada pelo Detran diminuiu a taxa de reprovação da comunidade surda. Nos últimos seis municípios visitados, em outubro, a taxa de aprovação foi de 83%. Entre os surdos atendidos, apenas um candidato não conseguiu a aprovação.

“O Detran-MT tem se esforçado cada vez mais para garantir a inclusão social em seus serviços e o atendimento digno a todos os cidadãos”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

(Com supervisão de Gilia Amaral) 

Fonte: GOV MT

Últimas notícias