Assessoria/Polícia Civil-MT
No mês de combate a violência contra a mulher, a Polícia Civil participou de diversos eventos e palestras no município de Nova Olímpia (207 km a Médio-Norte de Cuiabá) em alusão a Campanha Agosto Lilás.
Um dos eventos foi realizado, nos dias 28 e 29 de agosto, quando policiais civis ministraram palestras na Usina Itamarati (Uisa) em Nova Olímpia, para cerca de 60 líderes da Empresa. Mais de 95% do público, era composto de homens, sendo a primeira vez, um evento desta natureza foi voltado para esse público-alvo.
A iniciativa foi da própria empresa que tem buscado meios para coibir e afastar condutas por parte de seus funcionários, que coloquem em risco a integridade física e psicológica da mulher, criando um canal interno para denúncias e adotando medidas para contribuir com a aplicação da Lei Maria da Penha.
O evento foi transmitido por videoconferência para líderes de outros Estados e contou com a participação do delegado de polícia, Adil Pinheiro, que responde pela unidade e esteve presente no local. Segundo a investigadora, Maria Keure, que também participou do evento, era um grande desejo da equipe da Polícia Civil falar para os homens,, tendo em vista que dentre esse público, está a figura do agressor.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
“Já realizamos muitas palestras para as mulheres e víamos a necessidade de também falar com os homens. Precisamos discutir cada vez mais esse assunto com a sociedade, mas em especial com o público masculino para que através da conscientização, o combate à violência contra a mulher avance cada vez mais”, disse a investigadora.
No sábado (29), a Polícia Civil também participou ministrando mais uma palestra para a comunidade no CRAS, explicando sobre os principais mecanismos da Lei Maria da Penha, da implantação das medidas protetivas online e dos canais de denúncia.
Na segunda feira (30), os policiais participaram do “Fórum Agosto Lilás”, uma idealização do Instituto Florescer (instituição de Ação Social da UISA) com a parceira da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Na ocasião, mais uma vez a Polícia Civil teve a oportunidade de contribuir levando informações sobre as novas alterações da Lei Maria da Penha, medidas protetivas de urgência e online e sobre a importância de formar uma rede de enfrentamento visando o combate à violência contra a mulher.