A tarde de 23 de agosto foi a mais quente deste ano em Cuiabá, capital de Mato Grosso. A temperatura máxima foi de 40,4°C, na medição feita pelo Instituto nacional de meteorologia às 21 horas (Brasília). O recorde anterior de maior temperatura do ano era de 40,2°C nos dias 17 e 18 de agosto. Com a marca desta segunda-feira, Cuiabá alcança o dígito de 40°C pela terceira vez este ano e torna-se a capital mais quente do Brasil, até agora.
A onda de calor que atua sobre o Brasil só deve ser interrompida no fim desta semana, com uma nova frente fria que terá força para avançar sobre o Sudeste e parte do Centro-Oeste do Brasil. Mas até a tarde de quinta-feira, 26 de agosto, a temperatura em algumas capitais do país se eleva ainda mais e pode igualar ou superar a marca a maior temperatura para o ano de 2021 ou para o inverno.
São Paulo poderá bater o recorde de calor para o ano nas tardes de quarta e-ou quinta-feira, 26 de agosto. O recorde atual é de 34,1°C
Curitiba poderá bater o recorde de calor nesta quarta-feira, 25. O recorde atual é de 32,0°C.
Em Campo Grande, a maior chance de se estabelecer com novo recorde de calor é nesta quarta-feira. O recorde atual é de 36,8°C.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Cuiabá poderá ter novo recorde de calor para 2021 ainda esta semana podendo superar os 40,4°C principalmente nesta quarta-feira, 25 de agosto
Não se poderia descartar completamente a chance de recorde de calor em Belo Horizonte. A maior temperatura registrada pelo INMET este ano é de 31,7°C.