O bebê Athos Noleto, apenas 2 meses de vida, que estava internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal de um hospital de Cuiabá, não resistiu e morreu no final da noite desse sábado (21).
Athos, que morava com os pais em Barra do Garças (514 km da Capital), foi diagnosticado com covid há cerca de 20 dias, quando foi verificado que o bebê tinha 90% dos pulmões comprometidos. Devido à extrema gravidade do quadro clínico ele foi transferido para Capital.
De acordo com a mão de Athos, o bebê nasceu prematuro, mas saudável. Há um pouco mais de duas semanas a criança começou apresentar uma tosse seca e foi levado para o pediatra, houve a desconfiança da covid, mas os dois primeiros testes deram negativo.
“Ele tinha tosse seca e os médicos acharam que seria uma pneumonia. Até então os testes deram negativo para a covid-19. Alguns dias depois ele piorou e teve dificuldade respiratória e foi internado no Pronto-Socorro”, disse a mãe da criança.
Alguns dias depois, ele teve alta médica. Na última semana voltou com a tosse a ponto de ficar roxo, foi levado novamente ao Pronto-Socorro, onde o raio-x mostrou o comprometimento dos pulmões e dessa vez o teste covid deu positivo e o bebê transferido para o hospital em Cuiabá.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
“Somente Deus pode salvar a vida do meu filho”, disse emocionada a mãe na última quinta-feira (19).
Porém, Athos resistiu até o final desse sábado, quando teve a morte constatada pelos médicos.
O corpo do bebê foi transladado da Capital para Barra do Garças, onde deverá acontecer um cortejo como forma de homenagem e despedida que sairá da funerária PAX, na rua Simião Arraya com direção ao cemitério do Nova Barra às 17h.