Mato Grosso,

domingo, 24

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasProjetos garantem economia e investimentos para os municípios

Projetos garantem economia e investimentos para os municípios

Nos cinco primeiros meses do ano, as prefeituras já economizaram R$ 5.796.402,90 com os projetos elaborados pela Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, por meio da Central de Projetos. De janeiro a maio, a equipe trabalhou na produção de 639 projetos, dos quais 274 já foram concluídos e 365 estão em elaboração. O orçamento das obras está estimado em R$ 1,2 bilhão, de acordo com levantamento da equipe, que visitou 44 municípios em várias regiões de Mato Grosso em 2021.   

O presidente da AMM,  Neurilan Fraga, disse que, além de assegurar economia para os cofres públicos, o trabalho viabiliza obras de infraestrutura urbana para atender demandas da coletividade. “A nossa equipe vem se aprimorando tecnicamente  para oferecer o melhor serviço aos municípios, que priorizam o desenvolvimento local, por meio da pavimentação, construção e reforma de escolas, hospitais, pontes, redes de abastecimento de água, entre outras obras”, assinalou.

Fraga ressaltou, ainda, que este ano a instituição investiu na ampliação dos serviços, criando novos núcleos de trabalho visando elaborar projetos para a instalação de sistema de geração de energia solar e para a implantação de pontes de concreto e substituição de pontes de madeira.

A equipe também trabalha em parceria com órgãos estaduais para debater procedimentos técnicos. Em maio, engenheiros da AMM e da Secretaria de Estado de Educação se reuniram para discutir o alinhamento de diretrizes técnicas relacionadas aos projetos financiados com recursos estaduais e elaborados de acordo com padrão normativo estabelecido pela Secretaria. A AMM elaborou e entregou à Seduc, em maio, 19 projetos para avaliação e aprovação, provenientes de convênio firmado entre  municípios e o Governo do Estado para a construção de quadras poliesportivas e reforma de unidades escolares. Alinhamento semelhante já foi estabelecido com outras secretarias estaduais para agilizar a tramitação dos projetos, sempre de acordo com normas técnicas preconizadas pelos órgãos estaduais.

O trabalho é realizado por cerca de 60 profissionais entre engenheiros, arquitetos, projetistas, cadistas e estagiários. A equipe é liderada pela coordenadora da Central de Projetos, Monique Godoi. Mensalmente diversos projetos são elaborados para atender demandas em áreas como Saúde, Educação, Infraestrutura Urbana, Saneamento, Meio Ambiente, Esporte, Lazer, Turismo, Agroindústria, Social, entre outros. Os trabalhos são desenvolvidos por meio de visitas e levantamento in loco, além de atendimentos na AMM.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Fonte: AMM

Últimas notícias