Cerca de 11 mil kits higiênicos estão sendo entregues nas unidades penais de Mato Grosso pela Igreja Universal do Reino de Deus. São materiais de higiene pessoal, como escovas e pastas de dente, sabonetes, papel higiênico, absorventes, e também exemplares de bíblias. Duas dessas entregas ocorreram em Cuiabá, nesta sexta-feira (28.05), no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) e na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May.
Na unidade feminina, foram entregues aproximadamente 400 kits. O secretário adjunto de Administração Penitenciária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Jean Carlos Gonçalves, participou da entrega, feita na parte externa. Ele também participou da entrega dos materiais no CRC, no período matutino. Lá, foram entregues 1 mil kits.
Ele ressaltou que a assistência religiosa é assegurada pela Lei de Execuções Penais (LEP). “O Art. 24 prevê a assistência religiosa, com liberdade de culto, permitindo a participação nos serviços organizados no estabelecimento penal, bem como a posse de livros de instrução religiosa. Por isso, estamos abertos ao trabalho voluntário de qualquer instituição religiosa e entendemos que ações como essa contribuem para a ressocialização dos reeducandos”, frisou o secretário adjunto.
O pastor da Igreja Universal, Josué Costa Ramos, disse que em todo o Brasil estão sendo distribuídos mais de 500 mil kits. “Tem um mutirão de caminhões em direção aos presídios, e em Cuiabá e Várzea Grande nós iremos entregar 7 mil kits em todos os presídios. Nós sabemos que em meio a esta pandemia existe uma necessidade, por isso em parceria com a Secretaria, com os diretores das unidades, estamos organizando essas ações. Temos a certeza que quando as pessoas receberem este kit, Deus vai abençoar em todos os sentidos”.
“Agradecemos pela doação desses kits, pois são muito importantes para as reeducandas, e essa parceria com a Igreja Universal do Reino de Deus já ocorre há alguns anos, não só por meio da entrega dos kits, mas também em outras atividades já realizadas internamente”, destacou a diretora da Penitenciária Feminina, Maria Giselma Ferreira Silva.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Os materiais de higiene estão sendo distribuídos nas demais unidades do interior do estado. A Igreja Universal doará ainda 100 kits para a Fundação Nova Chance (Funac), que repassará aos familiares de recuperandos e egressos do Sistema Penitenciário.