Mato Grosso,

sábado, 18

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioVariedadesArtistas pedem para Biden não assinar acordo ambiental com Bolsonaro

Artistas pedem para Biden não assinar acordo ambiental com Bolsonaro

source
Caetano Veloso e Katy Perry assinaram a carta  direcionada para Joe Biden
Reprodução/Instagam

Caetano Veloso e Katy Perry assinaram a carta direcionada para Joe Biden

Um grupo de artistas internacionais divulgou nesta terça-feira (20) uma carta pedindo para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não assinar acordos ambientais com o governo de Jair Bolsonaro .

A iniciativa dá sequência a uma campanha semelhante lançada na semana passada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e que cobra a Casa Branca a não firmar acordos “a portas fechadas” com o Palácio do Planalto.

“Compartilhamos suas preocupações de que ações urgentes devem ser tomadas para enfrentar as ameaças à Amazônia, ao nosso clima e aos direitos humanos, mas um acordo com Bolsonaro não é a solução. Encorajamos você [Biden] a continuar o diálogo com povos indígenas e comunidades tradicionais da Bacia Amazônica, com governos subnacionais e a sociedade civil, que têm soluções e desenvolveram propostas para sua consideração, antes de anunciar quaisquer compromissos ou liberar quaisquer fundos”, diz a carta.

Entre os signatários estão os atores Leonardo DiCaprio, Joaquin Phoenix, Orlando Bloom, Mark Ruffalo, Jane Fonda, Sonia Braga e Wagner Moura, a cantora Katy Perry e os músicos Roger Waters, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Você viu?

Bolsonaro negocia com os EUA um acordo para obter financiamentos para proteger a Floresta Amazônica e chegou a prometer a eliminação do desmatamento ilegal no Brasil até 2030, compromisso inédito em seu mandato.

No entanto, os Estados Unidos já indicaram que só devem liberar recursos após o governo brasileiro apresentar resultados concretos. No poder desde janeiro, Biden vai organizar uma cúpula de líderes para discutir a crise climática em 22 e 23 de abril, e espera-se que a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, seja um dos temas em pauta.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Em março, o desmatamento no bioma atingiu o maior valor em 10 anos, com 810 quilômetros quadrados de vegetação destruídos, um aumento de 216% em relação ao mesmo período de 2020, segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

“Desde que Bolsonaro assumiu o cargo, em janeiro de 2019, a legislação ambiental foi sistematicamente enfraquecida e as taxas de desmatamento triplicaram. As terras indígenas, que são as mais protegidas da Amazônia, foram invadidas, desmatadas e queimadas impunemente. Os direitos dos povos indígenas, guardiões da floresta, foram violados por Bolsonaro e seu governo”, afirma a carta dos artistas.

Fonte: IG GENTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias