Mato Grosso,

sábado, 27

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioPolíticaJoão Batista apoia criação de escolas militares em Mato Grosso

João Batista apoia criação de escolas militares em Mato Grosso

Foto: LUCIENE LINS

O deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros) prestigiou a cerimônia de posse dos diretores das escolas militares recentemente criadas em Mato Grosso. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (22), no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) em Cuiabá. 

Na oportunidade, o parlamentar declarou apoio à criação das escolas militares e afirmou que a educação militar é um importante caminho para prevenir a criminalidade no estado. “Entendo que as escolas cívico-militares são de grande valia para a sociedade, especialmente em comunidades com histórico de conflitos. Elas ensinam ao aluno a forma de se uniformizar corretamente, ter asseio com seus pertences, sem falar no aprendizado sobre respeito, hierarquia e disciplina”, destacou João Batista.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Alan Porto, as quatro novas unidades escolares ficam nos municípios de Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra e Várzea Grande, em estruturas já existentes, onde funcionavam escolas regulares. Segundo ele, a coordenação pedagógica e os professores continuam de responsabilidade da Seduc-MT.

“Cada uma dessas escolas terá a direção de um policial militar, mas a coordenação pedagógica continua de responsabilidade da Seduc-MT. Além de professores da rede estadual de ensino, as unidades terão uma assessoria militar que ficará responsável pelas atividades cívicas e auxílio na parte pedagógica”, enfatizou Alan.

Foto: LUCIENE LINS

Mato Grosso tem, atualmente, 12 escolas militares, em 12 cidades. Além das quatro aprovadas entre 2020 e 2021, outras sete foram criadas entre os anos de 2017 e 2019. Antes, existia somente a tradicional E.E. da Polícia Militar Tiradentes, criada em 1986, em Cuiabá.

As escolas militares se destacam nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e prezam conceitos como respeito e disciplina. Além das escolas militares, Mato Grosso tem ainda uma unidade cívico-policial, a E.E. Presidente Médici, em Cuiabá, que neste ano passa a ter gestão compartilhada entre a Seduc-MT e a Polícia Rodoviária Federal (PRF-MT).

As quatro novas escolas militares criadas são:

1- E.E. da Polícia Militar Tiradentes SD PM Vanilson da Silva Carvalho, em Barra do Garças (antiga E.E. São João Batista). Diretor: tenente-coronel PM RR Naildo Guedes Lima;

2- E.E. Natalino Ferreira Mendes e Escola da PM Tiradentes CB PM RR David Maciel de Campos, em Cáceres. Diretor: 2º tenente Paulo Pinto do Nascimento Jatobá;

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

3- E.E. da Polícia Militar Tiradentes 1º Tenente PM Salomão Fernandes Ferreira Piovesan, em Tangará da Serra (antiga E.E. Emanuel Pinheiro). Diretor: capitão Márcio Pereira da Silva;

4- E.E. da Polícia Militar Tiradentes Tenente-Coronel PM Louirson Rodrigues Benevides, em Várzea Grande (antiga E. E. Nadir de Oliveira). Diretor: tenente-coronel PM RR Edivaldo Souza de Oliveira.

Fonte: ALMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias