Mato Grosso,

quarta-feira, 13

de

maio

de

2026
No menu items!


 

InícioCidadesPrefeitura de Sinop celebra Semana do Bebê com entrega simbólica da chave...

Prefeitura de Sinop celebra Semana do Bebê com entrega simbólica da chave da cidade à primeira bebê nascida em maio

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta quarta-feira (6) a entrega simbólica da chave da cidade e de um certificado para Laura Juliana, primeira bebê nascida no município no mês de maio de 2026. A entrega faz parte da programação oficial da Semana do Bebê, ação desenvolvida em parceria com o Selo Unicef.

Laura Juliana nasceu no dia 1º de maio, às 8h34, com 51 centímetros de estatura e 3,198 quilos. Ela é filha de Samara Carol Ferreira da Silva, de 23 anos. Conforme a legislação municipal, o primeiro bebê nascido no início de maio recebe simbolicamente o título de “Bebê Prefeito”, como forma de destacar a importância das políticas públicas voltadas à primeira infância.

A Semana do Bebê em Sinop foi instituída pela Lei Municipal nº 2.292/2016 e ocorre anualmente durante a primeira semana de maio. Entre os critérios para a escolha do bebê homenageado estão o nascimento em Sinop por parto normal e a realização de, no mínimo, sete consultas de pré-natal pela mãe.

Durante a entrega simbólica da chave da cidade, a mãe da bebê, Samara Carol Ferreira, contou um pouco sobre a história da família. “Tenho mais três filhos, três meninos. A Laura é a minha primeira menina. Tenho um de 8 anos, um de 5 anos e um que vai fazer 4 agora em setembro. E aí veio a Laurinha para completar a família. Ela nasceu no dia 1º de maio e agora está aqui, cheia de saúde. Estamos todos muito felizes com ela. Mamãe está babando nessa coisa mais linda”, afirmou.

A mãe da bebê também comentou sobre a surpresa ao descobrir que a filha seria a “Bebê Prefeita” de 2026. “Fiquei feliz quando soube que ela era a bebê prefeita. Fiquei curiosa para saber também como seria. Mamãe está muito feliz porque ela é a prefeitinha da cidade agora”, declarou.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

O vice-prefeito Paulinho Abreu ressaltou que a ação possui caráter simbólico, mas reforça a atenção do município às políticas públicas voltadas às crianças. “É um prêmio simbólico, apoiado pela Unicef, para destacar as políticas públicas da primeira infância. A Laura, primeiro bebê nascido em maio aqui no município de Sinop, recebe a chave da cidade e o certificado de bebê prefeita. A Prefeitura de Sinop também mostra que dá importância para a primeira infância e oferece todo o apoio necessário. É uma questão de saúde, é uma questão social, e o município de Sinop sempre prioriza as nossas crianças”, destacou.

A secretária municipal de Assistência Social, Sinéia Abreu, destacou que a programação faz parte das ações previstas dentro do Selo Unicef. “São protocolos que a Unicef sugere para o município e, então, foi criada a lei da Semana do Bebê. Essa Semana do Bebê acontece na primeira semana de maio e foi instituído o dia do bebê prefeito, que é o primeiro bebê que nasce no dia 1º de maio. A gente fica muito feliz de compartilhar esse momento com a família. Agora desejamos que a bebê cresça com saúde, receba toda a proteção especial destinada às crianças e que o município ofereça para ela saúde, educação e, acima de tudo, que ela cresça muito feliz”, afirmou.

A programação da Semana do Bebê segue nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município, com atividades voltadas aos grupos de mães e gestantes atendidos em cada unidade. 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Últimas notícias