Mato Grosso,

sábado, 16

de

maio

de

2026
No menu items!


 

InícioMato GrossoNovo unidade do Corpo de Bombeiros em Sapezal vai reforçar atendimento e...

Novo unidade do Corpo de Bombeiros em Sapezal vai reforçar atendimento e reduzir tempo de resposta

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) reforçou a resposta às emergências na região noroeste do Estado com a inauguração da sede do 4º Pelotão Independente de Bombeiros Militar (4º PIBM) no município de Sapezal (a 511 km de Cuiabá). A unidade representa um avanço estratégico na ampliação da cobertura operacional e na redução do tempo de deslocamento até o local das ocorrências.

A solenidade de inauguração ocorreu na quinta-feira (26.3) e foi presidida pelo comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, com a participação do secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, do prefeito de Sapezal, Cláudio Scariote, além de deputados, vereadores, secretários municipais e representantes de diversos segmentos do município.

De acordo com o coronel Glêdson, a instalação da nova unidade representa um avanço institucional significativo, atende a uma demanda antiga do município e traz ganhos expressivos para a região, sobretudo em função da relevância econômica e social de Sapezal como polo agrícola, com base produtiva na agricultura e na pecuária.

“O quartel traz consigo benefícios para o serviço de saúde, porque realiza atendimento pré-hospitalar; traz um serviço social, porque a gente desenvolve projetos sociais; traz desenvolvimento econômico, pois o Corpo de Bombeiros no município reduz os custos de seguros das empresas; e fortalece as ações de prevenção, como o combate a incêndios e o salvamento de vidas. Então, não há desenvolvimento econômico sem segurança pública. O Corpo de Bombeiros Militar faz parte da estrutura de segurança pública”, disse o comandante.

Com a inauguração, a nova unidade permitirá uma atuação mais ágil e eficiente diretamente em Sapezal e nos municípios vizinhos de Campos de Júlio, Brasnorte e Campo Novo do Parecis, ampliando de forma significativa o alcance dos serviços prestados à população dessas localidades. O 4º PIBM atuará de forma integrada com serviços já existentes, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), oferecendo suporte mais completo à população, de acordo com o comandante do 6º Comando Regional de Bombeiros Militar, tenente-coronel BM Rogério Quinteiro Barcellos.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

“Hoje, nós ganhamos um importante reforço operacional. Essa é a quinta unidade dentro do CRBM-6 e chega para atender uma necessidade que já existia há bastante tempo, principalmente diante das demandas de salvamento, busca e resgate”, destacou o comandante, tenente-coronel Quinteiro.

Com investimento aproximado de R$ 4 milhões, fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Sapezal, a unidade foi equipada com viaturas de combate a incêndio, além de equipamentos de salvamento, resgate e atendimento pré-hospitalar. Parte significativa dos recursos, cerca de R$ 2,4 milhões, foi destinada à aquisição desses equipamentos, garantindo maior capacidade operacional.

O prefeito Cláudio Scariote ressaltou a importância do trabalho conjunto para a conquista da unidade e adiantou planos de ampliação da estrutura no município. “Essa unidade representa uma ação em conjunto com todas as pessoas que aqui estão fazendo o melhor para o nosso município. Tem muitas coisas boas que virão pela frente. E faremos tudo o que pudermos para melhorar a vida do cidadão. Hoje, temos essa unidade e vamos construir uma unidade maior e mais moderna. O projeto está quase pronto. É isso que queremos buscar. Muito obrigado por fazerem parte desse momento de alegria do município”, afirmou.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Leandro Sampaio da Silva destacou a relevância da instalação da unidade para garantir mais segurança, atrair investimentos e melhorar a qualidade de vida da população local. “Sapezal é uma cidade, como já foi dito, de grande produção agrícola, com ampla extensão territorial agrícola. E a gente precisa trazer conforto para a população e trazer oportunidades para quem está aqui e para quem quer vir se instalar aqui. E o Corpo de Bombeiros representa isso: oportunidade, segurança e bem-estar”, afirmou.

Com a inauguração do 4º PIBM, o CBMMT passa a contar com 30 unidades operacionais em todo o estado, incluindo estruturas especializadas como o Batalhão de Emergências Ambientais e o Grupo de Aviação Bombeiro Militar. A entrega de mais essa unidade reforça o compromisso do Estado em investir na segurança pública e na proteção da população mato-grossense, especialmente em regiões estratégicas e em constante crescimento, conforme o secretário de Segurança Pública, coronel Roveri.

“Quando essa unidade salvar a primeira vida, já vai ter valido a pena. Quantas vidas esses homens vão salvar, proteger? Sapezal entra num momento importante. Ganha uma unidade importante. Fica o nosso agradecimento ao governo do Estado e a todos do município que participaram. Ninguém faz nada sozinho. O Estado vem crescendo muito forte nessa forma de parceria em que um ajuda o outro”, concluiu o secretário.

Fonte: Governo MT – MT

Últimas notícias