Mato Grosso,

sexta-feira, 15

de

maio

de

2026
No menu items!


 

InícioGeralSecretário Nacional de Portos debate transformações no mundo do trabalho em congresso...

Secretário Nacional de Portos debate transformações no mundo do trabalho em congresso em Foz do Iguaçu (PR)

O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, participou, entre os dias 27 e 29 de novembro, do IV Congresso Nacional e II Internacional da Magistratura do Trabalho, em Foz do Iguaçu (PR), onde debateu sobre caminhos institucionais e soluções jurídicas capazes de responder às transformações no mundo do trabalho. O evento foi organizado pela Associação Brasileira dos Magistrados do Trabalho (ABMT), em parceria com a Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP).

Alex Ávila também presidiu o painel “Trabalho Portuário: desafios e perspectivas”, que reuniu especialistas para debater sobre aspecto trabalhista, em especial com foco na atual revisão da legislação que trata do marco regulatório do setor portuário, que é o PL 733, que está atualmente em análise na Câmara dos Deputados. Participaram do debate Jacqueline Wendpap (Ceportos), Arthur Gersioni (Eldorado), José Adilson (FNE) e Sérgio Aquino (Fenop).

Segundo o secretário, o Congresso ofereceu um espaço qualificado para diálogo e construção coletiva. “Foi uma oportunidade valiosa para promover um debate de alto nível, ouvir diferentes perspectivas, além de apresentar o posicionamento da Secretaria Nacional de Portos. O evento gerou reflexões importantes, tanto para o público quanto para os painelistas, criando um ambiente de troca que enriquece as discussões sobre o setor portuário”, afirma.

Ele destacou ainda que houve um reconhecimento expressivo ao trabalho desenvolvido pelo Ministério e pela Secretaria. “Em todas as falas, ficou evidente o reconhecimento ao nosso papel como ente harmonizador e pacificador, especialmente na condução do processo que resultou no acordo entre empresários e trabalhadores no capítulo trabalhista do novo marco regulatório do setor portuário. Foi muito gratificante participar representando a Secretaria e apresentar um pouco do trabalho que temos desenvolvido.”

Setor portuário e logística
Além do painel conduzido pelo secretário, o Congresso também promoveu debates que dialogam diretamente com a agenda portuária e logística, abordando temas como transição energética e sustentabilidade, impacto das tecnologias emergentes nas operações e relações de trabalho, regulação moderna para gestão eficiente dos portos públicos, ESG no sistema portuário, a atuação das autoridades portuárias e o PL 733/2025; temas centrais para a competitividade, a eficiência e o desenvolvimento econômico e regional do país.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Fonte: Portos e Aeroportos

Últimas notícias