Mato Grosso,

sexta-feira, 16

de

maio

de

2025
No menu items!


 

InícioDestaquesPF prende dois caciques de MT por autorizarem garimpo ilegal em Terra...

PF prende dois caciques de MT por autorizarem garimpo ilegal em Terra Indígena

Dois caciques de Mato Grosso foram presos nesta quinta-feira (15) durante a Operação Olhos Fechados, deflagrada pela Polícia Federal para combater crimes de desmatamento, garimpo ilegal, usurpação de bens da União e associação criminosa na Terra Indígena Sete de Setembro, que abrange áreas de Rondônia e Mato Grosso.

As investigações começaram após uma incursão no território, quando equipes de fiscalização encontraram resistência do cacique de uma das aldeias que dá acesso à área de garimpo. Em 2024, novas diligências reforçaram a suspeita de envolvimento direto de lideranças indígenas nas atividades ilegais, com participação nos lucros obtidos pela extração ilegal de minérios.

 

 

Segundo a PF, os caciques “fechavam os olhos” para o avanço do garimpo em troca de vantagens financeiras, dificultando a atuação das autoridades e a coleta de provas. A área de garimpo vinha sendo ampliada com a atuação constante de garimpeiros.

 

Ao todo, foram cumpridos onze mandados de busca e apreensão e três de prisão, dois deles contra os caciques. Também houve uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e o cumprimento de um mandado que constava em aberto no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Outras duas pessoas estão foragidas.

 

A operação contou com apoio do Ibama e da Funai, e foi autorizada pela Vara Única da Subseção Judiciária Federal de Juína (MT).

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Últimas notícias