Mato Grosso,

sábado, 17

de

maio

de

2025
No menu items!


 

InícioGeralNova linha de transmissão de 500 kV no RJ é integrada ao...

Nova linha de transmissão de 500 kV no RJ é integrada ao Sistema Interligado Nacional

A nova Linha de Transmissão de 500 kV Campos 2/Lagos C1 e C2, localizada no estado do Rio de Janeiro, foi oficialmente integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com 101 km de extensão em cada circuito, o empreendimento é resultado do Novo PAC e faz parte do Lote 02 do Leilão de Transmissão 004/2018, arrematado pelo Consórcio Neoenergia Guanabara. A informação foi divulgada no Relatório Diário de Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), após a conclusão bem-sucedida dos testes de energização dos circuitos C1 e C2, que permaneceram em operação.

“A entrada em operação da Linha de Transmissão Campos 2/Lagos C1 e C2 é um marco para o fortalecimento do SIN e do nosso compromisso com a população brasileira. O MME atuou fortemente para garantir que as obras avançassem com agilidade e responsabilidade, assegurando mais confiabilidade no fornecimento de energia elétrica, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento do país”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A ativação desta linha de transmissão reforça de maneira significativa o sistema de 500 kV da região, otimizando o escoamento da energia termelétrica proveniente dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Adicionalmente, a nova infraestrutura fortalece a interligação entre as regiões Nordeste e Sudeste, facilitando o crescente fluxo da geração de energia eólica do Nordeste para os principais centros de carga do Sudeste, o que resulta em maior confiabilidade e segurança no atendimento aos consumidores.

O Ministério de Minas e Energia (MME) desempenhou um papel decisivo no monitoramento das obras de conclusão da linha de transmissão, visando prevenir atrasos na entrada em operação, especialmente na interlocução com os órgãos ambientais. Tal atuação demonstra a importância estratégica do empreendimento para a expansão e a confiabilidade do sistema elétrico nacional.

Além da LT Campos 2/Lagos C1 e C2, o Lote 02 abrange também a LT 500 kV Terminal Rio – Lagos, C1 e C2, com 227 km de extensão em cada circuito, e reformas nas Subestações de 500 kV Campos 2 e Lagos. A entrada em operação comercial de todos esses ativos está prevista para acontecer ainda em 2025.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759/5620 E-mail: imprensa@mme.gov.br


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Últimas notícias