Mato Grosso,

quarta-feira, 30

de

abril

de

2025
No menu items!


 

InícioDestaquesEmpresa investigada por esquema de propina na Câmara é alvo de auditoria...

Empresa investigada por esquema de propina na Câmara é alvo de auditoria na Prefeitura

A empresa HB20 Construções, responsável pela obra da Avenida Contorno Leste, é alvo de uma auditoria na Secretaria Municipal de Obras Públicas da Prefeitura de Cuiabá. De acordo com a assessoria da administração municipal, esse processo de auditoria, que se iniciou no dia 25 de janeiro, poucos depois da posse do prefeito Abilio Brunini (PL), se encontra na reta final.

O contrato com a empresa, firmado na gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), teve um custo de R$ 117.449.980,04  (cento e dezessete milhões, quatrocentos e quarenta e nove mil, novecentos e oitenta reais e quatro centavos) aos cofres públicos, conforme o quarto aditivo, que reduziu o valor final em mais de R$ 1 milhão.

 

A HB20 Construções é a empresa envolvida em um suposto esquema de pagamento de propina que resultou no afastamento dos vereadores Chico 2000 (PL) e Sargento Joelson (PSB) durante a deflagração da Operação Perfídia, nesta terça-feira (29).

 

Naquela altura, a HB20 Construções foi notificada a apresentar um cronograma detalhado dos serviços já realizados e das ações ainda previstas. No caso de serem identificadas irregularidades, a empresa poderá ser penalizada e ter que realizar reparos imediatos.

 

LEIA MAIS – Acusado de receber propina, Chico 2000 reclama de afastamento e diz que é desproporcional

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

 

“Se houver problemas identificados, é dever da empresa assumir e corrigir, garantindo a qualidade da obra e minimizando transtornos à população. Nossa missão é acompanhar cada etapa, documentar os processos e assegurar que tudo seja entregue conforme o planejado”, destacou o secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira na ocasião.

“Nosso compromisso é garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e que os projetos entregues atendam aos padrões de qualidade esperados pela população”, reforçou o secretário.

As obras em questão incluem a duplicação das pistas da Avenida Contorno Leste, construção de ciclovias e instalação de meio-fio, todas sob a responsabilidade da HB20 Construções. Entre as questões apontadas pela equipe técnica da Secretaria estão irregularidades no meio-fio, discrepâncias em relação ao projeto original e falta de clareza nas conclusões apresentadas pela empresa.

Entenda o caso

Chico 2000 e o Sargento Joelson são acusados de cobrar propina de uma empresa responsável pelas obras do Contorno Leste, em Cuiabá. Obra realizada na gestão Emanuel Pinheiro.

Conforme as investigações, que tiveram início em 2024, os vereadores teriam solicitado propina a um funcionário da empresa responsável pela execução das obras. O pagamento seria uma condição para a aprovação de matéria legislativa que possibilitou o recebimento de pagamentos devidos pelo município à referida empresa no ano de 2023.

LEIA MAIS – Operação que afastou vereadores em Cuiabá é baseada em denúncia de Abilio

Uma parte dos valores foi depositada em conta indicada por um dos vereadores, e há indícios de que a outra parte tenha sido paga em espécie ao parlamentar, no interior de seu gabinete na Câmara, onde as negociações teriam ocorrido.

Além dos vereadores, foram alvos de busca e apreensão o dono da empresa e mais dois funcionários.

Últimas notícias