Debater como o regime de colaboração pode fortalecer políticas de equidade racial nas redes de ensino, principalmente na implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). Esse é o objetivo do webinário “PNEERQ e Regime de Colaboração”, que será realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). O evento ocorrerá no dia 28 de abril, às 16h30, e será transmitido pelo canal do MEC no YouTube e pela Plataforma Teams.
A PNEERQ tem como objetivo implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, bem como à promoção da política educacional para a população quilombola. No webinário, destinado a gestores educacionais de todo o Brasil, serão abordados os seguintes temas relacionados à PNEERQ: o que é o regime de colaboração; as principais formas de colaboração na federação; e a implementação prática na educação básica.
Haverá, ainda, a apresentação do tema “Aplicação na PNEERQ”, pela especialista convidada, Fernanda Castro, doutora e mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em governança educacional, Castro é reconhecida como uma das principais referências na discussão sobre o Sistema Nacional de Educação e o regime de colaboração no Brasil. Sua pesquisa e atuação se concentram em políticas educacionais sob a perspectiva do federalismo brasileiro. Atualmente, atua como consultora de políticas educacionais para organizações não governamentais e órgãos governamentais.
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O webinário contará com a presença da diretora de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola da Secadi, Clélia Mara dos Santos; da coordenadora-geral de Educação para Relações Étnico-Raciais, Lara Vilela; e do coordenador-geral de Educação Escolar Quilombola, Eduardo Araújo.
Assessoria de Comunicação Social, com informações da Secadi
Fonte: Ministério da Educação
