Mato Grosso,

segunda-feira, 12

de

maio

de

2025
No menu items!


 

InícioGeralMinistério dos Transportes entregará ao TCU projeto para otimização de contrato na...

Ministério dos Transportes entregará ao TCU projeto para otimização de contrato na BR-101 em Santa Catarina

O projeto de otimização do contrato de concessão com a empresa Arteris, que administra trecho Norte da BR-101 em Santa Catarina, desde 2008, será protocolado pelo Ministério dos Transportes na Câmara de Solução Consensual (SecexConsenso) do Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quinta-feira (24).

O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou a informação em reunião nesta quarta-feira (23) com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e deputados federais e estaduais e vereadores do estado, na sede do Ministério, em Brasília (DF). 

“Temos a previsão de investir quase R$ 1 bilhão no setor de transportes em Santa Catarina em 2025. A otimização do contrato de concessão vai contribuir para que possamos fazer ainda mais pela infraestrutura catarinense, que é fundamental para o transporte na região Sul do país”, afirmou o ministro.

O contrato de concessão tem duração inicial de 25 anos e está em processo de repactuação. Assim, poderá incluir novas obras capazes de contornar deslizamentos e melhorar a infraestrutura da rodovia, além de estender o prazo de vigência e aumentar investimentos na BR-101.

Um dos pontos do projeto é oferecer uma solução para a região do Morro dos Cavalos, no município de Palhoça (SC). Há propostas técnicas para a construção de dois túneis na região, a fim de dar mais segurança ao tráfego.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

O governador catarinense Jorginho Mello e a bancada parlamentar catarinense apresentaram a ideia de construir uma via de contorno no Morro dos Cavalos de 5,2 quilômetros, como alternativa à construção dos túneis. Renan Filho disse que todas as ideias são bem-vindas. Porém, solicitou que o governo catarinense entregue um projeto técnico de engenharia para que análises sejam realizadas pelo Ministério dos Transportes.

A SecexConsenso do TCU terá 120 dias para analisar o projeto de otimização do contrato de concessão.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes

Últimas notícias