Mais de mil produtores rurais de Rio das Antas, Goiás, foram capacitados nos meses de outubro e novembro na 9ª edição do programa Agro é Social, da Emater Goiás. A iniciativa, que se tornou referência na inclusão produtiva no campo, beneficiou 744 participantes com o Crédito Social, totalizando um investimento de cerca de R$ 4 milhões do Governo de Goiás.
Nesta edição, 54 turmas participaram de cursos abrangendo 16 temáticas, realizadas em 22 municípios, como Anápolis, Hidrolândia, Bonfinópolis e Senador Canedo. Durante as capacitações, o presidente da Emater, Rafael Gouveia, visitou diversas turmas e destacou o impacto transformador do programa.
“O Agro é Social é uma referência e ajudou Goiás a reduzir o número de famílias em extrema pobreza. Com o Crédito Social, damos condições para que pequenos produtores possam empreender e aumentar sua renda, promovendo mudanças significativas na qualidade de vida das famílias do campo”, afirmou Gouveia.
Os participantes que concluíram os cursos e atenderem aos critérios estabelecidos poderão receber o Crédito Social, um benefício de até R$ 5 mil destinado ao empreendedorismo. O recurso pode ser usado para adquirir ferramentas, insumos e equipamentos necessários para aplicar o aprendizado obtido nos cursos.
“Por exemplo, um aluno que fez o curso de piscicultura pode usar o benefício para comprar os equipamentos necessários para iniciar a criação de peixes em sua propriedade”, explicou Rafael Gouveia.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Entre os municípios atendidos pela 9ª edição estão Abadiânia, Bela Vista, Goianira, Inhumas, Nova Veneza, Santa Rosa e Ouro Verde. O programa tem como objetivo fortalecer a economia local, oferecendo suporte técnico e financeiro para que os produtores aumentem sua produtividade e autonomia econômica.
Fonte: Pensar Agro