Com a parceria do Poder Judiciário de Mato Grosso, a Escola Estadual de Educação Básica Professor Antônio Cesário de Figueiredo Neto realizou o projeto ‘Vozes Ancestrais’. A iniciativa, realizada em 26 de novembro, destacou a importância da cultura afro-brasileira e quilombola na formação da identidade nacional. O trabalho teve como foco a valorização e o respeito pelas culturas dos povos originários, promovendo o diálogo intercultural para combater preconceitos e construir uma cidadania mais crítica e consciente.
Na ocasião o Poder Judiciário de Mato Grosso, facilitou o transporte dos alunos para visita ao Quilombo Mata Cavalo, na Escola Estadual Tereza Conceição de Arruda, na realização do evento final. De acordo com a magistrada, essa colaboração reforça o compromisso do Judiciário em promover a igualdade racial e contribuir para ações que valorizem a diversidade cultural, especialmente no contexto educativo.
Renata explica ainda que “a iniciativa demonstra o impacto transformador de parcerias interinstitucionais na formação de uma sociedade mais justa e inclusiva, reafirmando a importância de projetos que dialoguem com as realidades históricas e culturais do Brasil.”
O projeto, idealizado pelo diretor da escola, Vagner Montanha Sousa Morais, em parceria com professores, servidores e alunos, atendeu às diretrizes das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que incluem o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Entre as ações realizadas, destacou-se o intercâmbio cultural com os alunos quilombolas da Escola Estadual Tereza Conceição de Arruda, no Quilombo Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento. Este momento proporcionou uma troca de experiências única e aproximou os estudantes da riqueza cultural e histórica do povo quilombola.
O evento na escola Cesário Neto contou com apresentações culturais e exposições de trabalhos desenvolvidos pelos alunos. A programação ofereceu uma verdadeira imersão nas raízes e tradições quilombolas, celebrando a diversidade e a ancestralidade como elementos essenciais da formação brasileira.
A servidora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Ceila Mônica Silva Ferraz Alencastro também participou do evento durante a primeira fase, que fazia referência aos povos originários.
Descrição das fotos. Imagem 1 – Foto Colorida. Mulher em pé fala ao microfone. Ela tem cabelos lisos, pele retinta, usa calça azul e blusa branca. Imagem 2 – Foto de meninas e meninos vestidos com uniforme da dança Siriri. Os meninos estão em pé e seguram chapéu com a mãe direito. As meninas estão sentadas com mão na cintura. Imagem 3 – Homem e mulher estão em pé um ao lado do outro. Eles seguram uma camiseta com imagem representativa do projeto Vozes Ancestrais.
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso