Durante as Eleições Municipais de 2024, o trabalho das mesárias e dos mesários foi essencial para garantir o exercício da democracia em Mato Grosso. Com dedicação e compromisso, esses cidadãos asseguraram que o direito ao voto fosse exercido por 1.958.973 eleitores, em um ambiente organizado e seguro. Ao todo, foram mobilizados 31.790 mesários e 13.210 colaboradores, que atuaram como coordenadores de locais de votação, secretários de prédio e em outras funções essenciais.
De acordo com os dados da Justiça Eleitoral, no 1º turno foram convocados 31.790 mesários e mesárias, dos quais 30.865 compareceram, resultando em uma taxa de adesão de mais de 97%. Entre esses colaboradores, 85 são pessoas com deficiência: 23 com deficiência de locomoção, 22 visual, 13 auditiva e 35 com outros tipos de deficiência. Já no 2º turno, 5.082 pessoas foram convocadas, com um comparecimento de 4.943, somando 139 ausências.
O que fazem as mesárias e os mesários?
As funções dos mesários e mesárias vão além de organizar a fila de votação. Eles têm o importante papel de receber e identificar os eleitores, garantindo o sigilo e a segurança do voto. A função inclui também a identificação por meio de documento com foto e, quando possível, a verificação biométrica. Além disso, cabe a eles assegurar o ambiente tranquilo nas seções, oferecendo um atendimento seguro e facilitado para todas e todos.
Quem pode trabalhar como mesário ou mesária?
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
A cada eleição, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso convida eleitoras e eleitores maiores de 18 anos e em situação regular para atuar como mesários. No entanto, há algumas restrições para a convocação, como:
• Candidatos(as) e seus parentes até o segundo grau;
• Integrantes de diretórios de partidos ou federações com função executiva;
• Agentes policiais e ocupantes de cargos de confiança do Executivo;
• Funcionários do serviço eleitoral e menores de 18 anos.
O trabalho dos mesários é recompensado com a dispensa de trabalho em dobro para cada dia de atuação e o desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, quando previsto no edital.
“Nesta eleição, entregamos o resultado em um tempo recorde e esse mérito também é devido a dedicação das mesárias e dos mesários, cuja atuação é essencial para a realização das eleições e para o fortalecimento da nossa democracia. O TRE-MT agradece a todos os cidadãos e cidadãs que se dispuseram a colaborar com a Justiça Eleitoral, especialmente neste ano de grande participação e engajamento”, destacou a vice-presidente e corregedora regional eleitoral do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves.
Jornalista: Andréa Martins Oliveira
#DescriçãodaImagem: Nela se vê duas mesárias e um mesário sentados na seção eleitoral e ao lado deles em pé, a vice-presidente e corregedora eleitoral do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves.
Fonte: TRE – MT