Djavan Santos Conceição, conhecido pelo apelido como ‘Malhado’, o ‘Rei de Copas’ do baralho do crime da Bahia é tido como um criminoso de alta periculosidade e um dos mais temidos e procurados daquele estado. Ele foi preso no bairro Coophema, em Cuiabá, no âmbito da Operação Nexus, deflagrada nesta quarta-feira (6), pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO/MT) em conjunto com a Ficco baiana.
De acordo com o delegado Gustavo Godoy, supervidor da Ficco/MT, o ‘Rei de Copas’ tem envolvimento com facções criminosas, já participou de roubos a caixas eletrônicos. Ele também é apontado como autor de vários homicídios, principalmente de membros de grupos rivais, além de ter participado de chacinas na Bahia.
Djavan ainda liderou a fuga de presos do Complexo dos Barris, na Bahia, em 2012. A polícia também afirma que possui indícios de que ‘Malhado’ tenha envolvimento na execução de policiais baianos que atuavam no combate ao crime organizado nas cidades de Lauro de Freitas e Camaçari, região onde ele controlava o tráfico de drogas.
As investigações apontaram que Djavan estava escondido em Cuiabá e coordenava o envio de armas e drogas para a Bahia, fortalecendo a estrutura do grupo criminoso.
Além do mandado de prisão contra Djavan, as autoridades ainda cumpriram dois mandados de busca e apreensão no bairro Nova Esperança, expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá, com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE/MT). Nos endereços, foram apreendidos valores em espécie, perfumes e bolsas de grife.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.