Um novo golpe vem sendo aplicado em Mato Grosso, conforme divulgado pelo 10º Comando Regional da Polícia Militar. Conhecido como golpe do falso integrante de facção criminosa, o estelionatário utiliza informações pessoais da vítima e afirma ser faccionado do Comando Vermelho ou do Primeiro Comando da Capital (PCC), ameaçando e exigindo pagamento via PIX.
Em vídeo publicado nas redes sociais, um soldado explica melhor sobre a prática criminosa: “Alguém vai ligar para você, falando seu nome, nome dos seus pais, filhos e onde você trabalha, e quando chegar nesse ponto da conversa, ele vai se identificar e vai relatar que é faccionado, vai começar a amedrontar você e sua família, te obrigando a fazer um pagamento via PIX”.
As informações pessoais são retiradas das redes sociais, como Instagram e Facebook, ou do vazamento de dados. O criminoso não tem nenhuma ligação com as facções criminosas, utilizando apenas do medo que podem causar, para extorquir as vítimas.
Algumas dicas, são: desconfiar sempre, e se algo parecer suspeito, bloquear o número imediatamente; se caiu no golpe, o boletim de ocorrência deve ser registrado na Delegacia.
Além disso, para quem foi vítima, é importante entrar em contato com o banco de onde foi feito o pagamento.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.