Mato Grosso,

segunda-feira, 25

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoProjeto desperta ações que vão além da solução de conflitos

Projeto desperta ações que vão além da solução de conflitos

Monitoramento por meio de câmeras, controle maior para acesso às unidades de ensino e a criação de núcleos de mediação escolar temporários para enfrentamento às situações mais críticas nas unidades de ensino de Mato Grosso foram algumas das ações realizadas a partir da implementação do projeto Mediação Escolar, realizado pelo Ministério Público Estadual e parceiros. Nesta quarta-feira (30), na última entrevista da campanha “Quando todo mundo ri, alguém chora. Bullying é Crime!”, o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior falou sobre o projeto e apresentou os resultados obtidos.

Segundo ele, mais de 150 escolas já foram atendidas com cursos de formação de mediação e solução de conflitos. Até o momento, cerca de 64 mil alunos foram atendidos e sensibilizados pelas equipes gestoras em todo o Estado. O promotor de Justiça enfatiza que as melhorias do ambiente escolar e da aprendizagem dos alunos são perceptíveis. “A solução desses conflitos acaba gerando melhoria da qualidade de ensino, o professor passar a ter um controle mais efetivo da sala de aula e automaticamente o aluno também consegue melhorar o aprendizado”, afirmou.

De acordo com o promotor de Justiça, a solução dos conflitos abrange alunos e toda a comunidade escolar. Ele ressalta que o projeto começou a ser desenvolvido nas escolas com maiores índices de violência. Foram identificadas nessas unidades situações graves envolvendo tráfico de drogas, aliciamento de adolescentes para o crime organizado, abuso sexual, entre outros problemas. “O projeto tem proporcionado uma aproximação do MP com as escolas e esse diálogo tem viabilizado um apoio maior das instituições às unidades. Essa atuação preventiva tem permitido o acolhimento dos professores e alunos, garantindo índices melhores de resolutividade”, destacou o promotor de Justiça.

O objetivo do projeto é qualificar professores, coordenadores e diretores a usar técnicas de mediação para solucionar conflitos como indisciplina, violência e intolerância nas unidades de ensino. A iniciativa é uma parceria do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) com o Poder Judiciário e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Assista aqui a entrevista na íntegra

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Campanha – Durante todo o mês de outubro, como parte da campanha “Quando todo mundo ri, alguém chora. Bullying é Crime!”, foram realizadas várias entrevistas sobre a temática na Rádio CBN Cuiabá. Passaram pelo estúdio, seis entrevistados.

A programação começou no dia 02 com entrevista com o promotor de Justiça Renne do Ó Souza sobre “O bullying, o cyberbullying, o cerco a essas práticas e suas implicações legais”; Na semana seguinte, no dia 09, o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado falou sobre a importância da rede de proteção para prevenção ao bullying.

 No dia 16, a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Flávia Emanuelle de Souza Soares, e a coordenadora de Saúde e Segurança da Secretaria de Estado de Educação, Keilla Regina da Silva Nunes Costa, abordaram o tema “Como construir ambientes saudáveis e prevenir Bullying?”.

Na penúltima entrevista do mês, no dia 23, a psicóloga e psicoterapeuta familiar especialista na abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental, Rafaelle Perin, falou sobre o papel da família na prevenção ao bullying.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Últimas notícias