O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Rondonópolis, sob coordenação do juiz Wanderlei José dos Reis, promove de 4 a 8 de novembro o evento “Movimento Paz e Conciliação”, realizando várias ações e projetos entregues à sociedade local no âmbito do sistema autocompositivo e da Justiça restaurativa, em parceria com o Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur) e Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça.
O evento contará com a participação da presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, do desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira, coordenador do Nupemec, do juiz coordenador do Cejusc de Rondonópolis, Wanderlei José dos Reis e do prefeito José Carlos do Pátio.
A programação começa no dia 4, às 8h, com a solenidade de certificação dos facilitadores dos círculos de construção de paz do município, que será realizada no Tribunal do Júri do Fórum de Rondonópolis.
Às 10h, será realizada a premiação do Projeto “Prêmio Acadêmico de Conciliação”, iniciativa do Cejusc local, seguida da solenidade de assinatura dos Termos de Cooperação Técnica sobre mutirão fiscal e colaboração com o Procon municipal, entre o Nupemec, Cejusc e o Município de Rondonópolis, também no Tribunal do Júri.
No período da tarde, às 15h, será ministrada a palestra “Judiciário e Lojistas: entenda o papel do Poder Judiciário de Mato Grosso em reaver, de forma simples, ativos de lojistas”, pelo desembargador coordenador do Nupemec, Mário Kono. A palestra será realizada no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Rondonópolis.
Ainda no mesmo dia, às 19h, o desembargador coordenador do NUPEMEC ainda ministrará palestra aos acadêmicos da universidade Anhanguera, no auditório do prédio Ministério Público, tratando do seguinte tema: “Métodos Autocompositivos na Resolução de Conflitos”.
Também, no dia 7 de novembro, às 19h, será ministrada uma palestra sobre o sistema multiportas e a autocomposição a acadêmicos da Faculdade Fasipe, pelo juiz coordenador do Cejusc Rondonópolis, Wanderlei José dos Reis, na própria faculdade.
O “Movimento Paz e Conciliação em Rondonópolis” coincide com a 19ª Semana Nacional de Conciliação em todo o Poder Judiciário brasileiro e, só no Cejusc local, estão ainda previstas mais de 300 audiências de conciliação e de mediação, englobando também um mutirão de audiências com a Cooperativa Sicredi Integração.
O juiz coordenador do CEJUSC, Wanderlei José dos Reis, sintetizou a importância do movimento para a comarca: “trata-se de um grande movimento em que o Poder Judiciário de Mato Grosso e Cejusc local reúnem esforços para implementação de novas políticas de pacificação para Rondonópolis, somando àquilo que vem sendo se consolidando em todo Estado. Teremos a implantação da Justiça Restaurativa em toda a rede pública local e várias outras ações. Temos a certeza de que essas iniciativas serão benéficas e estamos satisfeitos em poder colaborar com essa tarefa”.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: arte gráfica digital vertical com a logo da gestão, fundo terracota e uma planta germinando na terra. Ao centro, o nome do evento “Movimento Paz e Conciliação”, acima, a logo Semear a Paz, Fortalecer a Justiça 2023|2024. Uma faixa preta escrito “em Rondonópolis/MT De 4 a 8 de novembro de 2024. Realização: Nugjur, Cejusc e Nupemec.
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br