A União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) promoveu nos dias 21 e 22 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, o Fórum Regional Centro-Oeste. O evento reuniu dirigentes municipais dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal para discutir temas fundamentais e propor avanços para as redes municipais de educação nos próximos cinco anos.
A abertura do fórum foi conduzida pelo presidente da UNDIME Nacional, Alessio Costa Lima, que destacou as atividades realizadas em 2024 e as perspectivas para os próximos anos. Entre os principais temas abordados, estavam a formação dos dirigentes municipais e a busca por soluções que atendam às necessidades regionais em todo o país.
Com papel de destaque, o secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, que também preside a UNDIME-MT e é vice-presidente da UNDIME Nacional, ressaltou a relevância do evento para o fortalecimento das pautas educacionais municipais. Segundo Fidelis, “este fórum encerra um ciclo de encontros regionais em todo o Brasil e reforça a importância da formação contínua dos dirigentes, visando a melhoria da educação pública, principalmente nas questões que impactam diretamente a educação básica em cada município.”
A participação de Silvio Fidelis no fórum reforça o protagonismo de Várzea Grande no cenário educacional, uma vez que ele destacou que muitas das discussões realizadas, como o fortalecimento da gestão democrática e o enfrentamento das desigualdades educacionais, servirão de base para a elaboração e revisão de políticas educacionais que podem impactar diretamente o município e toda a região. “Estamos empenhados em propor mecanismos que assegurem uma educação de qualidade, com foco na universalização do ensino e na valorização da escola pública”, acrescentou.
Entre os temas debatidos no Fórum Regional estavam questões centrais para a educação, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a importância do Censo Escolar para a qualificação da colaboração federativa, a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que promovem o ensino da ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’, e os desafios das políticas de conectividade e educação digital no ambiente escolar.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Com a liderança de Silvio Fidelis, Várzea Grande continua se destacando na busca por soluções inovadoras e eficazes para a educação municipal, reafirmando seu compromisso com o futuro educacional de seus jovens e contribuindo decisivamente para as discussões de âmbito nacional.