Mato Grosso,

sexta-feira, 18

de

outubro

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralCE aprova inscrição de Darcy Ribeiro no Livro dos Heróis da Pátria

CE aprova inscrição de Darcy Ribeiro no Livro dos Heróis da Pátria

Darcy Ribeiro pode ser o mais novo nome a ser inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Projeto de lei com esse objetivo foi aprovado nesta terça-feira (15) na Comissão de Educação (CE). Se não for apresentado recurso para votação no Plenário do Senado, a proposta seguirá para sanção da Presidência da República.

Esse projeto (PL 5.894/2019), que teve origem na Câmara dos Deputados, recebeu na Comissão de Educação parecer favorável do senador Paulo Paim (PT-RS).

O homenageado

Darcy Ribeiro nasceu em 26 de outubro de 1922, em Montes Claros (MG). Educador, antropólogo e político, ele foi uma das figuras mais proeminentes na defesa da educação e da cultura no país.

Além de professor e pesquisador, exerceu os cargos de ministro-chefe da Casa Civil do governo de João Goulart e de vice-governador do Rio de Janeiro — quando se engajou na implementação de reformas voltadas à democratização do acesso ao ensino.

Entre 1995 e 1999, representou o estado do Rio de Janeiro no Senado, período em que se destacou como uma voz eloquente em prol das causas que visavam à melhoria do sistema educacional brasileiro. Ele foi, inclusive, relator do projeto de lei que resultou na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), também chamada de Lei Darcy Ribeiro.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Paul Paim ressaltou que o homenageado foi um incansável defensor dos direitos dos povos indígenas, reconhecendo a importância de suas culturas e saberes ancestrais.

 — A obra O Povo Brasileiro, de sua autoria, é uma reflexão profunda e erudita sobre a identidade nacional, contribuindo para um entendimento mais abrangente da diversidade cultural que compõe o Brasil — disse Paim.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria registra, em páginas feitas de aço, o nome de brasileiros que tenham dedicado suas vidas na defesa e na construção do país. O livro está guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Audiências públicas

Na mesma reunião desta terça-feira, a Comissão de Educação aprovou requerimentos para realização de três audiências públicas. Um desses requerimentos (REQ 90/2024-CE), do senador Bene Camacho (PSD-MA), propõe debate para conscientizar a população sobre a possibilidade de destinar parte dos recursos pagos a título de imposto de renda a projetos sociais. Ele defende a criação do Dia Nacional do Cidadão Solidário para reforçar esse compromisso — a criação dessa data está prevista no PL 3.603/2024, projeto de lei de sua autoria. 

Outro requerimento aprovado é o REQ 92/2024-CE, da senadora Teresa leitão (PT-PE), que solicita debate sobre o PL 1.124/2024, projeto de lei que prevê o abatimento no saldo devedor do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para todos os estudantes que exercerem suas profissões em serviços públicos.

Além disso, a CE também aprovou o REQ 93/2024-CE, do senador Flávio Arns (PSB-PR), que pede debate sobre a reestruturação do Plano das Carreiras dos Cargos da Cultura (PCCULT).

A reunião da CE foi presidida nesta terça-feira pela senadora Rosana Martinelli (PL-MT). 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Últimas notícias