O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (8) um projeto de lei que institui o “Outubrinho Rosa”, campanha destinada a prevenir doenças entre meninas de até 15 anos de idade. O PL 3.931/2021 busca estimular as famílias a procurar as redes de atenção à saúde para prevenir nódulos mamários, amenorreia primária, dores pélvicas, sangramentos e lesões genitais.
O projeto ainda prevê a distribuição de material educativo sobre hábitos saudáveis para prevenir doenças e sobre a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), além de determinar ações de capacitação dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), no mês de outubro, sobre a importância de tratamentos preventivos para meninas.
A proposição, originada na Câmara dos Deputados, segue para sanção presidencial. O texto foi aprovado no Senado na forma do relatório do senador Dr. Hiran (PP-RR) previamente submetido à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), atuando a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) como relatora ad hoc.
Acompanhado do deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO), autor do projeto na Câmara, Dr. Hiran salientou a importância do Outubrinho Rosa para conscientização dos pais sobre a vacinação de meninos e meninas contra o HPV, de modo a evitar o câncer do colo do útero.
— Se fizermos uma cobertura vacinal efetiva, de 90% a 100% de cobertura em nosso país, daqui a 20 ou 30 anos não teremos mais esse tipo de câncer em nossa população.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado