O servidor público Antônio Meira (PSB) manteve seu crescimento nas intenções de voto para a Prefeitura de Nortelândia e aparece tecnicamente empatado.
É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto Mato-grossense de Marketing e Pesquisas (Immapeq).
Faltando cerca de duas semanas para as eleições, poucos pontos separam os três primeiros colocados na disputa pelo Executivo Municipal.
Na pesquisa espontânea, em que os eleitores declaram livremente o primeiro nome que lembram para a disputa, Meira aparece a apenas dois pontos de distância de Mariano Gomes (União) e do ex-prefeito Neurilan Fraga (PRD).
Conforme o levantamento do Immapeq, Mariano foi lembrado por 28% dos entrevistados, mesma pontuação alcançada por Neurilan. Já Antônio Meira aparece com 26%. A candidata do PL, Jaqueline Rodrigues, surge com apenas 2%, enquanto 16% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Já na modalidade estimulada, em que os eleitores escolhem o nome do candidato a partir de uma lista, o Instituto Immapeq aponta que Mariano Gomes segue na liderança com 32%, mas é acompanhado de perto pelo ex-prefeito Neurilan Fraga, com 30%; e por Antônio Meira, que alcançou 27% das intenções de voto. Jaqueline Rodrigues aparece com apenas 3%. Nesse cenário, apenas 8% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.
Considerando a margem de erro da pesquisa, de 5 pontos percentuais, a disputa pela Prefeitura de Nortelândia ainda se encontra em aberto, em uma situação de empate técnico entre os Antônio Meira, Mariano Gomes e Neurilan Fraga.
Faltando apenas duas semanas para a “Festa da Democracia”, as campanhas entram agora na reta final buscando os votos dos indecisos. Nesse ponto, o fator rejeição pode ser um dos principais trunfos dos candidatos para chegar à vitória.
Questionados sobre o candidato em que não votariam de jeito nenhum, 41% dos entrevistados rejeitaram o ex-prefeito. Jaqueline Rodrigues aparece em segundo na rejeição, com 16%; seguida por Mariano Gomes, que tem 13%. Antônio Meira com 11% de rejeição. Outros 19% dos entrevistados não quiseram ou não souberam opinar.
METODOLOGIA
O Instituto Immapeq entrevistou 346 moradores de Nortelândia entre os dias 14 e 15 de setembro de 2024. A pesquisa adotou o método do survey domiciliar com questionado estruturado, com adequação espacial e proporcional às variáveis de escolaridade, sexo e idade do entrevistado, tomando como base dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do cadastro eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE – 2024).
A margem de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%, o que significa que o resultado está dentro do intervalo em 95 das 100 amostras realizadas. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número MT-05335/2024.