Em Rondonópolis, município distante 218 km de Cuiabá, as ações alusivas ao Setembro Amarelo trouxeram duas temáticas: além de chamar a atenção da sociedade para a valorização da vida, os organizadores incluíram a temática da socialização dos adolescentes em conflito com a lei. A programação, que começou no dia 14 de setembro, contemplou caminhadas, trilha ecológica, limpeza do Ribeirão Arareau, visita ao abrigo de animais, entre outras ações sociais. As atividades encerram-se neste domingo (29) com a “Pedalada pela Vida”.
A promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower, que atua na Defesa da Infância e Juventude em Rondonópolis, explica que a programação foi pensada com o propósito de fazer com a que as pessoas se sentissem pertencentes ao mesmo universo, às mesmas intempéries e capazes de enfrentar batalhas próprias e coletivas.
“Em Rondonópolis temos uma unidade de cumprimento de Medida Socioeducativa de internação que não tem cunho punitivo e sim pedagógico. Para que a ressocialização desse jovem ocorra, a sociedade tem papel preponderante. É necessário que assumamos o compromisso de desmistificar a figura do adolescente em conflito com a lei, acolhendo-o e desenvolvendo políticas inclusivas”, destacou a promotora de Justiça.
Além do Ministério Público Estadual, também participam da iniciativa o Juízo da Vara da Infância, a Ordem dos Advogados do Brasil (Subsecção de Rondonópolis), Defensoria Pública, entre outros parceiros.
Programação – Nesta quarta-feira (25), às 13h, os adolescentes vão assistir a uma sessão da Câmara de Vereadores do município. Na quinta, às 19h, haverá a palestra “Opção pela Vida”, que acontecerá no auditório da OAB no município, com a participação de alunos das escolas do ensino médio estaduais.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Fonte: Ministério Público MT – MT