Cerca de 20 bombeiros militares de outros estados devem chegar em Mato Grosso até a próxima semana para auxiliar a corporação local no combate aos incêndios florestais. O Estado já registra 40.546 focos de incêndios, de primeiro de janeiro até esta segunda-feira (16), conforme o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ao todo, 59 municípios de Mato Grosso estão em estado emergência devido ao fogo. O Exército Brasileiro já atua no combate às chamas desde junho.
“A Liga Nacional de Bombeiros está fazendo uma articulação com o Ministério da Justiça para poder fazer direcionamento de recursos. Nós temos o indicativo que vão mandar cerca de 20 bombeiros de outros estados para cá e nos ajudar nesse enfrentamento. Estão estimando em mais uma semana para chegar esse recurso”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de MT, coronel Flávio Gledson, em entrevista à TV Centro América, nesta segunda-feira (16).
O comandante Gledson reconheceu que o envio de outros militares para Mato Grosso “a está altura do campeonato” já é tarde, tendo em vista o número de incêndios ativos no estado. Por outro lado, ele destacou a atuação do Exército Brasileiro, que dá apoio a corporação desde junho.
“O Exército Brasileiro atuou previamente no Pantanal, junto conosco. O Exército estabeleceu uma base que já está lá há um bom tempo fazendo esse apoio. Agora, claro que é necessário mais recursos, a exemplo das terras indígenas que não são da nossa responsabilidade […] é de responsabilidade federal. Tem incêndios que nascem em terras indígenas, sai e nos traz um problema. Todos os incêndios que foram nos solicitados apoio para emprego em terra indígena, o Corpo de Bombeiros esteve presente”, explicou.
Conforme já reportado pelo HiperNotícias, os incêndios nas terras indígenas cresceram 315%, em 2024, conforme dados do Instituto Centro Vida (ICV).
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.