Mato Grosso,

sábado, 23

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralCDH debate participação de pessoas negras nas eleições nesta segunda

CDH debate participação de pessoas negras nas eleições nesta segunda

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) debaterá nesta segunda-feira (12), às 9h, a participação de pessoas negras no sistema político eleitoral. A audiência pública também tratará das mudanças nas regras sobre o investimento partidário em candidaturas de negros e sua nomenclatura previstas na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 9/2023.

Aprovada na Câmara dos Deputados em julho, a chamada PEC da Anistia agora será analisada pelos senadores. O texto propõe o refinanciamento das dívidas dos partidos. Inicialmente, a PEC anistiava as multas pelo não cumprimento de valores mínimos aos candidatos negros ou mulheres, segundo o presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS). Os deputados retiraram a previsão, mas incluíram regras que afetam essa parcela dos candidatos.

“Entre as mudanças, altera-se a nomenclatura designativa de pessoas negras, o aumento do investimento partidário de 20% para 30% nessas candidaturas, entre outros. […] A construção de outro projeto de país, ainda mais democrático, se dará apenas por meio da participação negra em grau de equivalência e mediante a garantia de que as pautas dos movimentos sociais negros tenham representantes em todas as instituições”, diz Paim no requerimento para o debate (REQ 43/2024).

Entre os 14 convidados para a audiência pública, confirmaram presença:

  • Representante da Educafro Brasil, frei David dos Santos;
  • Assessora da Rede de Feministas Antiproibicionistas (Renfa), Nadja Carvalho;
  • Diretor-executivo da Empresa Gestora de Ativos do Ministério da Fazenda (Emgea), Martvs Chagas;
  • Representante do Instituto de Referência Negra Peregum, Beatriz Lourenço;
  • Representante do Instituto Marielle Franco, Giovanni Oliveira;
  • Representante da Coalizão Negra por Direitos, Iyá Sandrali Bueno;
  • Co-diretora de A Tenda das Candidatas, Munah Malekm.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Fonte: Agência Senado

Últimas notícias