Mato Grosso,

domingo, 24

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralLula teme que crise na Venezuela afete aliados nas eleições municipais

Lula teme que crise na Venezuela afete aliados nas eleições municipais

Presidente Lula e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto em maio de 2023
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Presidente Lula e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto em maio de 2023


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua preocupado com a situação na Venezuela e pretende insistir na apresentação das atas. Mantendo-se distante de qualquer contato direto com Nicolás Maduro, o presidente tem delegado ao seu assessor político para assuntos internacionais, Celso Amorim, a tarefa de dialogar tanto com a situação quanto com a oposição venezuelana.

Além da preocupação com a política internacional, o petista também teme que a crise venezuelana possa repercutir nas eleições municipais que terão início a partir de 16 de agosto.

Um exemplo disso é Guilherme Boulos (PSOL-SP), pré-candidato à prefeitura de São Paulo e apoiado pelo presidente. Boulos tem sido pressionado pela oposição a se posicionar sobre a crise na Venezuela, embora ele defenda que “seu foco é tratar de pautas relacionadas a São Paulo”. Lula reconhece que o tema pode impactar a corrida eleitoral.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Segundo revelado pelo Portal iG – Último Segundo, o assunto não é unânime dentro da base governista. Uma ala, majoritariamente ligada ao PT, defende a proclamação da vitória de Maduro, enquanto outra ala critica o presidente venezuelano, chamando-o de ditador.

O senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso, foi escolhido informalmente para fazer o contraponto e criticar Maduro.


Preocupação de Lula com o futuro

Recentemente, o encontro de Lula com Gabriel Boric, presidente do Chile, onde reforçou os pedidos das atas, demonstrou que o presidente brasileiro não pretende mudar sua estratégia por enquanto. No entanto, há a compreensão de que essa postura pode não se sustentar indefinidamente.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

Fonte: Nacional

Últimas notícias