Mato Grosso,

sábado, 23

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralSenado vai analisar projeto que mantém Bolsa Família para contratados por safra

Senado vai analisar projeto que mantém Bolsa Família para contratados por safra

Chega ao Senado nos próximos dias o projeto de lei que garante ao trabalhador safrista o direito de continuar recebendo benefícios sociais, como o Bolsa Família e o BPC,  durante o período do contrato por safra. 

O PL 751/2023, de autoria do deputado federal Zé Vitor (PL-MG), foi aprovado recentemente pela Câmara na forma de um substitutivo do relator, o deputado Odair Cunha (PT-MG). Ele adicionou ao texto a obrigação para o empregador do safrista registrar as informações em campo específico na plataforma e-Social. 

Os contratos de safra, previstos na Lei do Trabalho Rural (Lei 5.889, de 1973), são aqueles que têm duração variável, geralmente por alguns meses, conforme a atividade agrária, compreendendo o período entre o preparo do solo e a colheita. O Brasil tem três safras de grãos anualmente, por exemplo, cada uma com duração de quatro meses.

A proposta busca estimular a formalização do trabalho no campo, sem que o trabalhador seja excluído do Bolsa Família pelo resto do ano. Atualmente, muitos trabalhadores e trabalhadoras rurais preferem permanecer na informalidade para não perder benefícios sociais. 

Com informações da Agência Câmara

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Últimas notícias