Mato Grosso,

domingo, 24

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioDestaquesJuiz aceita denúncia contra "Jogador", contadora do CV e outros 12 alvos...

Juiz aceita denúncia contra “Jogador”, contadora do CV e outros 12 alvos da Ragnatela

O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, recebeu a denúncia feita pelo Ministério Público contra quatorze alvos da Operação Ragnatela, deflagrada em junho deste ano. O grupo é investigado por esquema de corrupção e lavagem de dinheiro utilizando casas noturnas de Cuiabá. Entre os denunciados está o líder do bando, o faccionado do Comando Vermelho, Joadir Alves Gonçalves, o ‘Jogador’. A decisão foi disponibilizada nesta quarta-feira (24).

Além de ‘Jogador’, o juiz aceitou denúncia contra Ana Cristina Brauna Freitas, Agner Luiz Pereira de Oliveira Soares, Clawilson Almeida Lacava, Elzyo Jardel Xavier Pires, Joanilson de Lima Oliveira (vulgo Japão), João Lennon Arruda de Souza, Kamilla Beretta Bertoni, Lauriano Silva Gomes da Cruz, Matheus Araujo Barbosa, Rafael Piaia Pael, Rodrigo de Souza Leal, Willian Aparecido da Costa Pereira (Gordão) e Wilson Carlos da Costa.  

“A despeito de se tratar de prova indiciária e unilateral, anoto que as provas mencionadas na denúncia são elementos suficientes para o desencadeamento da ação penal, tendo em mente que nesta fase processual o juízo é de prelibação e o princípio vigente é “in dubio pro societate”. […] Pelo que RECEBO a denúncia oferecida em face dos réus supracitados, por satisfazer os requisitos legais, vez que amparada em indícios de autoria e materialidade”, traz trecho dos autos.

Jean Garcia de Freitas Bezerra também manteve a prisão preventiva de Joadir, Joanilson, Joao Lennon, Willian Aparecido e Elzyo Jardel.  

“Ante o exposto, encontrando-se presentes as circunstâncias fáticas que justificaram a prisão preventiva dos denunciados, não havendo alteração a ensejar a revogação da prisão preventiva, nos termos do art. 316 do CPP”, proferiu na decisão.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Já Kamilla, Rodrigo e Lauriano respondem o processo em liberdade, uma vez que foram soltos ao impetrarem um Habeas Corpus.

RAGNATELA

A investigação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) identificou que uma das lideranças do Comando Vermelho, o faccionado Joadir Alves Gonçalves, o ‘Jogador’, adquiriu uma casa noturna em Cuiabá pelo valor de R$ 800 mil, pago em espécie, com o lucro auferido por meio de atividades ilícitas. A partir de então, o grupo passou a realizar shows de MCs nacionalmente conhecidos, custeado pela facção criminosa em conjunto com um grupo de promotores de eventos.

Durante as investigações, também foi identificado que os criminosos contavam com o apoio de agentes públicos responsáveis pela fiscalização e concessão de licenças para a realização dos shows, sem a documentação necessária. Ao todo, 24 pessoas são investigadas.

Dessas, sete estão presas por envolvimento na organização criminosa e uma está foragida. Foram expedidos 36 mandados de busca e apreensão, nove sequestros de bens imóveis e 13 de veículos; e ainda duas ordens de afastamento de cargos públicos (policial penal e fiscal da prefeitura), quatro suspensões de atividades (casa de shows) e bloqueios de contas bancárias.

Últimas notícias