Mato Grosso,

segunda-feira, 28

de

outubro

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralAdiada votação de projeto sobre perdão de dívidas de produtores rurais no...

Adiada votação de projeto sobre perdão de dívidas de produtores rurais no RS

Prevista para votação nesta quarta-feira (17), a votação da proposta que perdoa dívidas e aumenta o prazo para pagamento de financiamentos feitos por produtores rurais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul (PL 1.536/2024) foi adiada por acordo de Plenário. O líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), disse que o tema deverá ter tratado em medida provisória.

O texto, originado na Câmara dos Deputados, trata das parcelas vencidas e a vencer em 2024 relativas a financiamentos de custeio agropecuário e de comercialização e investimento, contratados por produtores rurais dos municípios com estado de calamidade pública ou situação de emergência reconhecidos pelo governo federal.

O texto chegou a receber parecer favorável do relator, senador Ireneu Orth (PP-RS), mas Jaques Wagner citou conversas com membros da bancada gaúcha, com a presença de técnicos da Casa Civil e do Ministério da Fazenda, para explicar a proposta de medida provisória a ser editada sobre o tema. Ele argumentou que a forma do PL 1.536/2024 é “excessivamente abrangente”.

— Houve o compromisso de que […] essa medida provisória seja adiantada. Revelou-se outras linhas de financiamento. Acho que o diálogo foi produtivo.

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) também avaliou a reunião como positiva e apoiou a retirada de pauta do projeto, mas cobrou providências rápidas.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

— Que o governo emita a medida provisória de acordo com os dados que foram colocados, e que atendam as necessidades do agronegócio do Rio Grande do Sul.

Por sua vez, o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou o acordo com o governo.

— O próprio autor do projeto na Câmara [deputado Zucco (Republicanos-RS)] vai se sentir contemplado: esta medida provisória é guiada pelo projeto que ele apresentou e a Câmara aprovou.

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) também citou as perdas da agricultura em seu estado, vítima da praga da lagarta, e sugeriu que a MP também contemple os produtores rurais em Roraima.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Últimas notícias