Equipes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) aprenderam 153 kg de drogas, na rodovia federal BR-070, em Cáceres (220 km de Cuiabá), na madrugada desta terça-feira (2). Essa ação gerou um prejuízo estimado em R$ 1,6 milhão ao crime organizado.
Em cinco mochilas, havia 158 tabletes de três tipos de drogas, sendo 95 tabletes de maconha, 33 de pasta base de cocaína e 30 de cloridrato de cocaína. Somente o cloridrato, uma composição mais concentrada de entorpecente, teve valor estimado em R$ 800 mil, conforme cálculo feito pelo Gefron.
A apreensão aconteceu durante patrulhamento do Gefron. Os agentes percorriam a região de fronteira, como fazem continuamente, quando avistaram uma caminhonete transportando pessoas na carroceria. Quando viram os policiais, o veículo parou e os passageiros correram em direção à mata com as mochilas.
As buscas feitas pelos policiais na mata, com apoio de cão farejador, levaram à apreensão da droga.
A droga foi entregue na Delegacia de Fronteira (Defron), em Cáceres, onde as investigações continuam para descobrir o destino da droga, assim como a identidade e responsabilização criminal dos traficantes.
Essa ação é parte da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, quem mantém a força-tarefa do Gefron, Abin (Agência Brasileira de Informações) e Exército no combate aos crimes transfronteiriços entre Brasil e Bolívia.