Os participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do polo 23 de setembro, visitaram na tarde de ontem (01), os alunos da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB – Ana Francisca de Barros, para ampliar e fortalecer a campana do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
Durante o encontro a Técnica de Referência do CRAS, unidade Jardim Glória, Leda Márcia Resende Rodrigues, destacou a importância de se discutir o assunto e de orientar as crianças e adolescentes, que menores de 14 anos não trabalham e que lugar de criança é na escola.
“É importante fortalecer essa campanha, não apenas no mês de junho, mas durante o ano todo, seja nos encontros do Serviço de Convivência, bem como nas escolas. O nosso objetivo com esse encontro é justamente ampliar as discussões em torno dessa pauta, e ao mesmo tempo, fazer uma interação entre as partes envolvidas, ou seja, os nossos integrantes e os alunos da escola visitada”, explicou.
A orientadora Social, Dayane Freitas disse que foram confeccionados mais de 400 cataventos e que foram distribuídos durante todo o mês de junho em diversas atividades realizadas pelos integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, bem como nos encontros realizados nas escolas da Rede Pública Estadual e Municipal.
“Trabalhamos essa temática em todos os grupos e a participação dos pais foi fundamental nesse processo. Eles além de incentivarem nos ajudaram a confeccionar os cataventos e estamos contentes com os resultados alcançados por todo o grupo que atua no Serviço de Convivência”, destacou a orientadora.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
A coordenadora da Proteção Social Básica, Bernadete Miranda, lembra que essa ação vem sendo realizada todos os anos no município, para ampliar a campanha do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), desse modo, as visitas nas escolas públicas fortalecem ainda mais o evento. “As visitas que as crianças e adolescentes realizaram nas escolas reforçaram as ações desenvolvidas no município. Nos encontros, os alunos e participantes do Serviços de Convivência tiveram palestras e rodas de conversas além de participarem de atividades em grupo. Foi um momento de muito aprendizado”.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que desde sempre atua de forma conjunta com a secretaria de Educação em diversos projetos, e que todos são realizados com 100 % de aproveitamento. “É importante essa parceria de serviços na promoção de ações integradas visando a equidade e qualidade dos nossos serviços. Essa gestão trabalha com a intersetorialidade, que envolve diversos setores públicos, em especial a assistência e educação, que atuam sempre juntas”.