Mato Grosso,

sexta-feira, 5

de

julho

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoDiretora da Escola Superior da Magistratura participa de finalização do Circuito Aprosoja

Diretora da Escola Superior da Magistratura participa de finalização do Circuito Aprosoja

A desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, diretora-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) participou, nesta semana, da finalização do 18º Circuito Aprosoja, evento com o intuito de levar informações sobre o agro à população do Estado. O evento foi realizado no Buffet Leila Malouf, em Cuiabá, e foi organizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso.
 
De acordo com a magistrada, os agricultores fazem a diferença hoje no Estado de Mato Grosso. “Nosso Estado, de janeiro a maio, produziu 26,73 milhões de toneladas de grãos e carne. Esse número representa recorde de venda de exportação para outros países. Estamos movimentando não só o Brasil, mas o mundo. Nós não, vocês! A balança de superávit do Brasil foi de $33 bilhões de dólares, dos quais $12,11 bilhões de dólares gerado somente em Mato Grosso. Vocês são merecedores de aplausos. Esse é um trabalho que agrega valor ao mundo. Vocês produzem alimentos para todos.”
 
O presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, fez um balanço do evento ao expor avaliações dos participantes. “Foi um grande Circuito, com reconhecimento muito grande por parte dos produtores que aprovaram o nosso palestrante, o Richard, que foi um sucesso ao trazer assuntos relevantes. O evento também teve uma participação de público muito grande e foi um momento de estarmos próximos dos produtores, dos associados e também se aproximar mais da sociedade”, pontuou.
 
A finalização do evento foi marcada por palestra do biólogo Richard Rasmussen sobre o tema ‘Agro a Verdade’ que falou sobre a sustentabilidade na produção nacional e também a palestra do economista e ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento – chamado Banco do Brics, Marcos Troyjo, que apresentou oportunidades e desafios que os produtores rurais terão nos próximos anos. Ainda durante o evento, o engenheiro agrônomo Xico Graziano fez o lançamento de seu novo livro “O agro e o desenvolvimento de MT”, que tem como objetivo trabalhar com o público infantil as verdades sobre o agronegócio.
 
Circuito Aprosoja – Trinta municípios receberam o Circuito Aprosoja com o intuito de mostrar a sustentabilidade da agricultura mato-grossense.
 
Em Mato Grosso cerca de 13,3% do território é destinado à agricultura, segundo levantamento feito em conjunto pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Caso fosse um país, o estado mato-grossense seria o quarto que mais produz soja no mundo, perdendo apenas para o próprio Brasil, Estados Unidos e Argentina.
 
Keila Maressa (com informações Aprosoja)/ Fotos: Aprosoja 
Assessoria de Comunicação 
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Últimas notícias