Mato Grosso,

domingo, 16

de

junho

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralQuer adotar um pet? Zoonoses tem 28 animais disponíveis

Quer adotar um pet? Zoonoses tem 28 animais disponíveis

Quer adotar um pet? Zoonoses tem 28 animais disponíveis
Agência Brasília

Quer adotar um pet? Zoonoses tem 28 animais disponíveis

Valente, João, Maria e Joana são alguns dos 28 cães e gatos disponíveis para adoção na Diretoria de Vigilância Ambiental de Zoonoses, vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) . Entre machos e fêmeas, todos os bichinhos são saudáveis, vacinados e dóceis, aguardando ansiosamente por um novo lar.

No local, os animais são submetidos a exames de leishmaniose e outras doenças, além de receberem todas as vacinas necessárias para o bem-estar e manutenção da saúde. Durante a estadia na Zoonoses, recebem alimentação e higiene. Recentemente, foi inaugurado o solário, um espaço reservado para os cães tomarem sol e brincarem.

De acordo com a gerente da Vigilância Ambiental, Vanessa Patrício, os cães e gatos chegam por determinação judicial devido a maus-tratos ou por vínculo epidemiológico, em que há suspeita de risco à saúde pública.

“Fazemos recolhimento quando os animais apresentam alguma alteração clínica ou distúrbio neurológico e ataques a humanos e não qualquer animal solto. Geralmente, eles ficam dez dias dentro do protocolo de quadro clínico. Caso não identifiquemos nada que gere risco aos animais e à população, eles são disponibilizados para adoção”, explica.

A médica veterinária Marcelle Farias enfatiza os cuidados que os animais domésticos recebem na Zoonoses e afirma que, quando identificado algum tipo de patologia, eles são encaminhados ao Serviço Veterinário Público do DF (Hvep). “Avaliamos diariamente as condições físicas, alterações de comportamento e alimentação. Fazemos também exames de sangue para identificar alguma doença e, em caso de intercorrência, encaminhamos ao Hvep. O fato é que a Zoonoses não é lugar para animais saudáveis”, pontua.

Como adotar

Para adotar um novo amigo, basta comparecer à Zoonoses , no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), Lote 4, Estrada do Contorno Bosque, Noroeste, ao lado do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). O horário de visitação é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Para o novo tutor, é necessário apresentar documento de identificação com foto e um comprovante de residência, ter acima de 18 anos e assinar um termo de responsabilidade. Quem quiser castrar o animal escolhido pode avisar no momento da adoção, pois existe uma parceria do órgão com o Instituto Brasília Ambiental para agendar a castração gratuita.

“Tem que ter amor, disposição e carinho para lidar com os bichinhos. Venham conhecer nosso espaço e os pets disponíveis”, convida Vanessa Patrício. Ao finalizar o processo, os tutores recebem uma cartilha sobre adoção responsável.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

The post Quer adotar um pet? Zoonoses tem 28 animais disponíveis first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Últimas notícias