Mato Grosso,

domingo, 22

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralCAS aprova incluir incentivo ao voluntariado no Estatuto da Juventude

CAS aprova incluir incentivo ao voluntariado no Estatuto da Juventude

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (5) o projeto que trata do direito do jovem ao voluntariado. A proposta inclui no Estatuto da Juventude (Lei 12.852, de 2013) medidas de incentivo à promoção do trabalho voluntário.

O PL 4.159/2023, da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ganhou parecer favorável do relator, senador Flávio Arns (PSB-PR), e agora segue para decisão final da Comissão de Direitos Humanos (CDH). Na reunião, o parecer foi lido pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), como relator substituto (ad hoc).

O projeto inclui a valorização e a promoção do voluntariado entre os princípios do estatuto. De acordo com a proposta, o Estado deverá fomentar projetos e iniciativas que estimulem a oferta de voluntariado; integrar e publicar dados, estatísticas e informações sobre oportunidades de voluntariado; fomentar projetos de cooperação na área; e realizar campanhas de estímulo à prática.

Na justificação, a autora argumenta que o projeto tem por objetivo fomentar oportunidades de trabalho voluntário para os jovens, uma vez que essa modalidade colabora para formar cidadãos mais conscientes dos seus direitos, desenvolve habilidades, desperta talentos e incentiva o engajamento social.

Em seu relatório, Flávio Arns afirmou que “o trabalho voluntário oportuniza o desenvolvimento de habilidades valiosas ao sucesso pessoal e profissional, como liderança, trabalho em equipe, comunicação, empatia e resolução de problemas”.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Para ele, o projeto “promove uma cultura de cidadania ativa e de responsabilidade social desde cedo” ao permitir que os jovens possam atuar na melhoria de suas comunidades e na solução de problemas locais. “A proposta também tem potencial para fomentar, entre os jovens, um senso de propósito e satisfação, o que pode melhorar sua saúde mental e bem-estar emocional”, afirma no parecer.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Últimas notícias