A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, esteve nesta quarta-feira (30), na igreja Católica Sagrada Família, localizado no Jardim Marajoara, para participar de uma confraternização com os idosos do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para festejar com os aniversariantes dos meses de março, abril e maio.
“Comemoramos há três meses os aniversários dos idosos de uma forma coletiva, para que eles possam compartilhar, juntamente, com os demais colegas desse momento especial. O nosso objetivo é promover um momento de lazer e comunhão entre todos os participantes e poder trazer um pouco mais de leveza e alegria para esse grupo da melhor idade”, destacou a orientadora social, Lindalva Marques de Arruda.
Ela conta que entre os participantes tem ‘jovens’ de quase 100 anos e que são inspiração para os outros integrantes, com idades menos avançadas. “A motivação e alegria dessas pessoas nos contagiou. Enquanto orientadora social, eu me deixo levar pela experiência de cada um e também dou o meu melhor para bem atendê-los, respeitando a limitação e sobretudo, a vontade de cada um”.
Com 95 anos, dona Catarina de Senna não deixa de participar dos encontros do Serviço de Convivência e faz questão de estar conectada com todas as atribuições realizadas no local, como as oficinas e palestras. Ela até pratica exercícios de baixo impacto, para não ficar de fora das atividades, e dessa forma compartilhar também do momento de entretenimento.
“Agradeço a Deus por estar nesta idade tendo a oportunidade de poder viver em comunidade, e juntamente, com os demais participantes aproveitar desses momentos”, comemorou.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Dona Maria Emília Bueno, 92 anos, também faz questão de participar, todas as segunda e quartas-feiras das reuniões, e diz que se sente muito bem em estar no meio das amigas e participando das atividades desenvolvidas no local. “Aqui eu sou muito bem tratada e me sinto muito bem. Gosto desse lugar e das pessoas”, assegurou a idosa afirmando que mesmo com a voz embargada e a vista limitada, faz questão de estar presente em todos os encontros.
A dona Maria de Almeida tem 65 anos de idade e é filha da idosa Maria Emília Bueno. Ela conta que antes de participar das atividades no local, vinha para trazer a mãe, mas depois foi se inteirando das atividades, e hoje faz parte do grupo. “Essa ação realizada aqui pela Assistência é muito boa e faz com que a gente se sinta ativa e presente”.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que a pasta tem como uma de suas prioridades a criação de políticas públicas que promovam a valorização do idoso e sua reinserção na vida social, pois a qualidade de vida não depende da idade, mas da maneira como encaramos o envelhecimento. E o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem justamente essa premissa, de contribuir para o bem estar dos idosos”.
A gestora disse ainda que sempre que pode faz questão de ir ao encontro dos grupos seja da terceira, de mulheres e crianças e, e poder desfrutar dessa convivência social e comunitária.
Quanto à comemoração aos aniversariantes, Ana Cristina ressaltou que essa é também uma demonstração de compromisso da Secretaria de Assistência em valorizar e celebrar a experiência e vida dos idosos.