Mato Grosso,

domingo, 24

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralPlenário celebrará 30 anos da Consultoria de Orçamentos do Senado

Plenário celebrará 30 anos da Consultoria de Orçamentos do Senado

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (29) requerimento para realização de Sessão Especial destinada a celebrar os 30 anos da Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal (Conorf). A data da sessão ainda será definida pela Secretaria-Geral da Mesa.

O pedido é de autoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI) juntamente com os senadores Izalci Lucas (PL- DF), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Paulo Paim (PT-RS), Professora Dorinha Seabra e mais 11 senadores.

Criada em 15 de dezembro de 1994, sob a presidência do então senador Humberto Lucena, o órgão surgia como resposta ao período desafiador que foi a volta do processo democrático, a promulgação da Constituição de 1988 e a retomada, pelo Congresso Nacional, das suas prerrogativas em matéria orçamentária.

Conforme os autores do requerimento, o período foi marcado pela carência de visibilidade dos procedimentos orçamentários e pela falta de transparência entre os próprios parlamentares e a sociedade em geral. O escândalo dos “anões do orçamento”, grupo de parlamentares de pouca expressão política que se envolveram em fraudes com recursos do Orçamento da União, em 1993, demonstrou a necessidade de aprimoramento nos processos decisórios e na fiscalização dos recursos públicos.

Para os senadores, a Conorf é um órgão de assessoramento superior destinado a fornecer suporte técnico e expertise no campo orçamentário não só para a Casa, mas com repercussões em toda sociedade.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

“Uma aspecto notável que está na gênese da atuação da Conorf é seu compromisso com a inovação. O lançamento do Siga Brasil, no início dos anos 2000, é um exemplo emblemático desse comportamento. O Siga Brasil foi reconhecido e premiado por seu caráter inovador do setor público, destacando-se como uma ferramenta fundamental para promover a transparência e permitir uma análise mais detalhada dos gastos públicos, sendo amplamente reconhecido pela sociedade”, dizem os autores no requerimento.

Ao longo dos anos, a Conorf tem cumprido suas atribuições regimentais fornecendo consultoria e assessoramento especializado em direito financeiro, planos, orçamentos públicos, fiscalização e controle à Comissão Mista de Orçamentos (CMO), à Mesa e às demais comissões do Senado e do Congresso Nacional, bem como aos senadores no desempenho da sua atuação parlamentar. O grupo também presta assessoramento à Secretaria-Geral da Mesa e à Diretoria-Geral da Casa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Últimas notícias