Mato Grosso,

sábado, 25

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasLago Guaíba pode chegar ao nível mais alto da história nesta terça,...

Lago Guaíba pode chegar ao nível mais alto da história nesta terça, e temperatura cai 7°C no RS

Agora MT

O nível do lago Guaíba, principal curso d’água da Grande Porto Alegre, pode passar de 5,4 metros nesta terça-feira (14). O recorde é de 5,33 metros, registrado na manhã do último dia 5. A previsão é do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que alerta, inclusive, para a nova subida da água em locais que tiveram redução do nível.

Segundo o último boletim da instituição, o aumento da cheia “será resultado da chuva ocorrida até no final de semana na bacia e depende da atuação do vento sul forte”. Além disso, a temperatura no Rio Grande do Sul deve cair 7°C até esta quarta-feira (15).

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que a Sala de Situação, órgão emergencial criado para administrar a situação das enchentes, projeta expectativa de elevação para até 5,6 metros para os próximos dias.

“Todos os cenários de previsão reafirmam cheia duradoura e confirmam o repique da cheia [nova subida] com nova elevação de níveis para acima de 5 metros.”
(AFIRMAÇÃO DE ENGENHEIROS DO INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS DA UFRGS)

“Considerando a elevada duração prevista e o repique da cheia com subida de níveis, recomenda-se manter a atenção a todas as áreas de risco, incluindo aquelas em que a inundação teve redução; atenção especial à população afetada; e ações imediatas para reestabelecimento de infraestruturas e manutenção de serviços essenciais como o saneamento básico”, alertam os especialistas da UFRGS.

Alerta de queda na temperatura
“Está entrando uma massa de ar polar a partir da madrugada desta terça-feira. Há previsão de geadas na região de Bagé, no extremo sul do estado. E, na quarta-feira, a temperatura deve ficar entre 7°C (mínima) e 15°C (máxima) em Porto Alegre”, afirma o meteorologista Glauco Freitas, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Nessa segunda-feira, a mínima foi de 14°C (7°C maior), e a máxima, de 19°C (4°C maior).

Por causa dessa previsão de queda repentina nas temperaturas, o Inmet emitiu alerta de perigo laranja para toda a região Sul do país (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul). O alerta é intermediário — quando o risco é potencial, é emitido o alerta amarelo; e quando é grande, o vermelho.

Mais chuva
A frente fria deve se dissipar nesta quinta-feira (16). Com isso, segundo o especialista, “a chuva deve retornar e se mantém por cerca de dois dias”, o que pode agravar ainda mais as cheias no RS.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Números da tragédia
Até as 18h dessa segunda-feira, 450 dos 497 municípios do estado já haviam sido afetados pelas enchentes. A Defesa Civil já confirmou 147 mortes. Há ainda 806 feridos e 127 desaparecidos. Pelo menos 2.124.203 de pessoas já foram afetadas. Entre elas, 77.405 estão em abrigos, e 538.245, desalojadas.

As inundações ocorreram desde o início do mês e atingem principalmente Porto Alegre e municípios da região metropolitana, como Eldorado do Sul (a mais afetada) e Canoas. Equipes de resgate e voluntários trabalham sem intervalo para socorrer moradores e animais domésticos ilhados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias