Mato Grosso,

domingo, 16

de

junho

de

2024
No menu items!


 

InícioCidadesMais de 500 ciclistas celebram os 157 anos de Várzea Grande no...

Mais de 500 ciclistas celebram os 157 anos de Várzea Grande no Pedal da Guarda


No final do percurso, o prefeito kalil Baracat recepcionou os participantes com agradecimentos e destacando a importância da integração do Projeto com a população de Várzea Grande

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, participou na noite dessa quinta-feira, 09 de maio, da largada do Pedal da Guarda Municipal conhecida por “Pedal da Família”. A edição integrou a programação de aniversário de 157 anos de fundação da cidade. Com o prefeito estavam cerca de 500 ciclistas, que fizeram um percurso 25 km pelas principais ruas e avenidas da cidade. Na chegada no Paço Municipal, foram feitos agradecimentos e comemorado com grande alegria, com uma mesa repleta de frutas.

Para o gestor, a iniciativa da Guarda em idealizar uma atividade que agrega a população de Várzea Grande, fez com que a administração pública, reconhecesse por Lei a importância do Projeto. “Ano passado foi sancionada a Lei nº 5.099/2023, que estabeleceu a celebração do aniversário da criação do Pedal da Guarda Municipal de Várzea Grande. Nestes seis anos de existência do Projeto já se tornou uma tradição importante para a instituição. E nada mais justo que incorporar a atividade nas comemorações do aniversário de Várzea Grande”, disse o prefeito.

O Guarda Municipal Juliano Lemos, e coordenador do Projeto, disse que é muito gratificante ver o quanto a população aprova o Pedal da Guarda. “Iniciamos com 50 ciclistas, hoje temos em torno de mais de mil ciclistas que participam conosco. O pedal hoje representa um marco para a cidade, pois promove a integração da corporação com a comunidade local, além de incentivar a prática de atividades físicas e a conscientização sobre a importância da segurança pública. Hoje os membros da Guarda Municipal e cidadãos de Várzea Grande, juntos comemorando os 157 anos de Fundação da Nossa Cidade, em harmonia e acima de tudo fortalecendo os laços entre a corporação e a nossa população, e a Administração Pública”, disse ele.

Presentes também ao evento, o deputado federal, Jonildo José de Assis, e o deputado estadual, Fabio Tardim, são da mesma opinião, quando o assunto é o Projeto Pedal da Guarda Municipal, “Representa a valorização da Guarda Municipal e o estímulo a ações que contribuam para o bem-estar da comunidade. Hoje aqui neste evento com tantos participantes, ratifica o reconhecimento do trabalho realizado pela Guarda Municipal e destaca a importância do Pedal como um evento de relevância para a cidade. É uma comemoração com a população, que busca pelo pedal, mais qualidade de vida, segurança e bem estar”, disseram eles.

O secretário de Defesa Social, Cel Alessandro Ferreira da Silva, disse que a meta do Projeto vem sendo cumprida. E que cresce a cada dia, agregando a população que busca um lazer com segurança, porém, nunca se esquecendo do seu propósito inicial que é a promoção da paz no trânsito e respeito, com esta parte da população, que tem o seu meio de transporte a bicicleta.

“O objetivo do “Pedal da Guarda” é o de promover a integração entre a Guarda Municipal e a população, além de incentivar a prática de atividades físicas, qualidade de vida e educação para o trânsito. Muitos procuram ciclismo como recomendação médica. E nós orientamos sobre as Leis do Trânsito, para a atividade e o que é permitido. Por exemplo, é fundamental que o ciclista use capacete, e os equipamentos de segurança, além de cuidar da sinalização de sua bike, e o principal, nunca ande na contramão. E por outro lado, os condutores de veículos, são orientados a protegerem e respeitarem os ciclistas”, disse ele.

PARTICIPANTES DO PEDAL – O casal Alessandra Silva e Renato Costa, moradores de Várzea Grande, já frequentam o Pedal da Guarda há mais de dois anos, eles destacam como vantagem em participar do projeto, o ambiente familiar, segurança e interação com outros ciclistas.

“Inicialmente buscamos conhecer o projeto, e queríamos cumprir a recomendação médica feita ao meu marido. O tempo foi passando e fomos estabelecendo amizades, vínculos. Realmente é o Pedal da Família. Tem acolhimento, tem interação social e tem atividade física”, comentou Alessandra Silva.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Maria Aparecida Xavier, também moradora de Várzea Grande, conta que resolveu participar do Pedal da Guarda, para sair um pouco de casa e também formar novas amizades. “Foi o que aconteceu, já estou dentro do projeto há mais de um ano, e não pretendo desistir. Aqui fui bem acolhida, fiz novas amizades sim, o que eu mais queria, e acima de tudo me sinto bem melhor tanto com a minha saúde e o meu bem star”, disse ela feliz.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Últimas notícias