No final do percurso, o prefeito kalil Baracat recepcionou os participantes com agradecimentos e destacando a importância da integração do Projeto com a população de Várzea Grande
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, participou na noite dessa quinta-feira, 09 de maio, da largada do Pedal da Guarda Municipal conhecida por “Pedal da Família”. A edição integrou a programação de aniversário de 157 anos de fundação da cidade. Com o prefeito estavam cerca de 500 ciclistas, que fizeram um percurso 25 km pelas principais ruas e avenidas da cidade. Na chegada no Paço Municipal, foram feitos agradecimentos e comemorado com grande alegria, com uma mesa repleta de frutas.
Para o gestor, a iniciativa da Guarda em idealizar uma atividade que agrega a população de Várzea Grande, fez com que a administração pública, reconhecesse por Lei a importância do Projeto. “Ano passado foi sancionada a Lei nº 5.099/2023, que estabeleceu a celebração do aniversário da criação do Pedal da Guarda Municipal de Várzea Grande. Nestes seis anos de existência do Projeto já se tornou uma tradição importante para a instituição. E nada mais justo que incorporar a atividade nas comemorações do aniversário de Várzea Grande”, disse o prefeito.
O Guarda Municipal Juliano Lemos, e coordenador do Projeto, disse que é muito gratificante ver o quanto a população aprova o Pedal da Guarda. “Iniciamos com 50 ciclistas, hoje temos em torno de mais de mil ciclistas que participam conosco. O pedal hoje representa um marco para a cidade, pois promove a integração da corporação com a comunidade local, além de incentivar a prática de atividades físicas e a conscientização sobre a importância da segurança pública. Hoje os membros da Guarda Municipal e cidadãos de Várzea Grande, juntos comemorando os 157 anos de Fundação da Nossa Cidade, em harmonia e acima de tudo fortalecendo os laços entre a corporação e a nossa população, e a Administração Pública”, disse ele.
Presentes também ao evento, o deputado federal, Jonildo José de Assis, e o deputado estadual, Fabio Tardim, são da mesma opinião, quando o assunto é o Projeto Pedal da Guarda Municipal, “Representa a valorização da Guarda Municipal e o estímulo a ações que contribuam para o bem-estar da comunidade. Hoje aqui neste evento com tantos participantes, ratifica o reconhecimento do trabalho realizado pela Guarda Municipal e destaca a importância do Pedal como um evento de relevância para a cidade. É uma comemoração com a população, que busca pelo pedal, mais qualidade de vida, segurança e bem estar”, disseram eles.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
O secretário de Defesa Social, Cel Alessandro Ferreira da Silva, disse que a meta do Projeto vem sendo cumprida. E que cresce a cada dia, agregando a população que busca um lazer com segurança, porém, nunca se esquecendo do seu propósito inicial que é a promoção da paz no trânsito e respeito, com esta parte da população, que tem o seu meio de transporte a bicicleta.
“O objetivo do “Pedal da Guarda” é o de promover a integração entre a Guarda Municipal e a população, além de incentivar a prática de atividades físicas, qualidade de vida e educação para o trânsito. Muitos procuram ciclismo como recomendação médica. E nós orientamos sobre as Leis do Trânsito, para a atividade e o que é permitido. Por exemplo, é fundamental que o ciclista use capacete, e os equipamentos de segurança, além de cuidar da sinalização de sua bike, e o principal, nunca ande na contramão. E por outro lado, os condutores de veículos, são orientados a protegerem e respeitarem os ciclistas”, disse ele.
PARTICIPANTES DO PEDAL – O casal Alessandra Silva e Renato Costa, moradores de Várzea Grande, já frequentam o Pedal da Guarda há mais de dois anos, eles destacam como vantagem em participar do projeto, o ambiente familiar, segurança e interação com outros ciclistas.
“Inicialmente buscamos conhecer o projeto, e queríamos cumprir a recomendação médica feita ao meu marido. O tempo foi passando e fomos estabelecendo amizades, vínculos. Realmente é o Pedal da Família. Tem acolhimento, tem interação social e tem atividade física”, comentou Alessandra Silva.
Maria Aparecida Xavier, também moradora de Várzea Grande, conta que resolveu participar do Pedal da Guarda, para sair um pouco de casa e também formar novas amizades. “Foi o que aconteceu, já estou dentro do projeto há mais de um ano, e não pretendo desistir. Aqui fui bem acolhida, fiz novas amizades sim, o que eu mais queria, e acima de tudo me sinto bem melhor tanto com a minha saúde e o meu bem star”, disse ela feliz.