A Rádio Senado produziu uma programação especial em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril. Entrevistas, curiosidades sobre a língua tupi e programas musicais marcarão a comemoração.
A partir desta sexta-feira (19), entra no ar a série A gente também fala tupi, que explora palavras com origem na língua. Termos como açaí, caju, maracujá e jabuticaba, por exemplo, vêm do tupi, que já foi a língua mais falada no território brasileiro.
Os 70 episódios de 30 segundos foram produzidos pela Rádio Senado em parceria com o servidor Valter Rosa, da assessoria técnica da Secretaria de Comunicação do Senado. Neles, é possível conhecer a etimologia, o significado e o uso de cada uma das palavras.
A Rádio Senado também evidencia a música e a diversidade cultural produzida pelos povos originários. O programa Som Brasilis terá uma edição dedicada à cantora Djuena Tikuna, uma das maiores referências em música indígena no país.
Também haverá uma seleção especial de músicas, disponível nas principais plataformas de áudio, com músicas que usam palavras do tupi, em diversos estilos e ritmos, mostrando que a língua pode ser encontraa nas mais diferentes formas no Brasil.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
E durante todo o mês de abril, a emissora trará, ainda, outros destaques na programação em homenagem aos povos originários. O programa Conexão Senado, por exemplo, conversou com a linguista Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, coordenadora do Laboratório de Línguas Indígenas da Universidade de Brasília (UnB). A estudiosa falará sobre a origem do idioma tupi e a influência no português falado no Brasil.
Já a revista literária Autores e Livros destacará a literatura infanto-juvenil produzida por escritores de origem indígena. Entre eles, o amazonense Yaguarê Yamã, autor de Hary e Karimã, os bons velhinhos da floresta, que dedica sua obra à ancestralidade.
A Rádio Senado transmite sua programação para 18 capitais: Brasília (91,7 MHz), Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz), João Pessoa (106,5 MHz), Manaus (106,9 MHz), Natal (106,9 MHz), Rio Branco (100,9 MHz), Teresina (104,5 MHz), Macapá (93,9 MHz), São Luís (96,9 MHz), Aracaju (103,9 MHz), Belém (101,5 MHz), Boa Vista (98,5 MHz), Maceió (105,5 MHz), Rio de Janeiro (105,9 MHz), Porto Velho (103,7 MHz), Florianópolis (93,1 MHz) e Campo Grande (105,5 MHz).
Os programas da Rádio Senado também estão na internet e podem ser veiculados gratuitamente por emissoras de todo o país, por meio da Radioagência.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado