O desenho é essencial para o desenvolvimento infantil, e além de ser uma atividade muito divertida, é uma forma de comunicação. A atividade é sempre utilizada nos encontros dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, como uma forma de metodologia, mas neste dia 15 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Desenhista, a tarefa foi intensificada em várias unidades sociais do município.
“Ontem durante os encontros as crianças e idosos foram estimulados a expressarem seus desejos e colocarem no papel um sonho, vontade, ou uma imagem que reflete saudade de algo, ou alguém. E o resultado foi positivo uma vez que elas passaram para o papel seus sentimentos. Nos surpreendemos com os desenhos. E essa atividade agradou e muito os participantes do serviço de convivência” destacou a coordenadora de Proteção Básica, Bernadete Miranda.
O desenhista pode ser aquele que se dedica ao desenho livre com apenas papel e lápis, um técnico, um desenhista industrial ou programador visual, enfim é uma forma de expressão, comunicação e satisfação pessoal.
No polo Jardim Alá os integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizaram recortes e pinturas em papelão com tinta guache e pinturas em desenhos no papel. No polo da Capela do Piçarão as orientadoras trabalharam com a dinâmica das cores. Já no polo Serra Dourada, as crianças falaram sobre o dia do desenhista e o artista que foi homenageado com a data.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que todos os polos trabalham com temas transversais e com datas comemorativas, buscando valorizar as profissões e pessoas que fizeram história, ou que marcaram uma determinada época. “O Dia Mundial do Desenhista foi criado em homenagem ao aniversário de um dos mais importantes desenhistas de todos os tempos: Leonardo da Vinci, que nasceu dia 15 de abril de 1452, na cidade de Vinci, na Itália”, lembrou a secretária.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Ela destacou ainda a importância de se criar o planejamento mensal das atividades justamente para não deixar passar datas importantes e que devem ser lembradas. “Neste mês de abril temos datas que não podem ser esquecidas. Ontem, foi o dia do desenhista, no dia 18 vamos comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, e no dia 19 de abril vamos comemorar o dia dos povos indígenas e também o dia do exército brasileiro. Com certeza, as nossas orientadoras estarão nestes dias, elaborando atividades para lembrar e fortalecer essas importantes datas”, completou.