Power Mix
O policial militar flagrado chutando o rosto de um suspeito algemado e rendido, em Cuiabá, foi afastado dos serviços ostensivos e a Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso instaurou um procedimento administrativo contra ele após tomar conhecimento do caso. Nome e patente do policial não foram divulgadas pela corporação que afirma não ser conivente com nenhum tipo de violência ou abuso de poder.
“A Polícia Militar informa que o policial já foi afastado dos serviços ostensivos e instaurou procedimento administrativo junto à Corregedoria Geral, assim que tomou conhecimento do caso, que ocorreu na quarta-feira, dia 10, em Cuiabá. A PMMT reforça que não coaduna com nenhum tipo de violência ou abuso de poder por parte dos seus integrantes”, informa a nota da corporação neste sábado (13).
Vídeo que circula em grupos de WhatsApp mostram o momento em quem um homem já preso, algemado e imobilizado no chão pela Polícia Militar no bairro Despraiado, em Cuiabá, é agredido com um chute no rosto por parte de um dos policiais militares que participam da ação. O fato foi registrado na noite da última quarta-feira (10).
A situação ocorreu em um terreno baldio entre condomínios no bairro Altos da Boa Vista, área conhecida por ser utilizada para guardar veículos. Conforme o boletim de ocorrência, dois suspeitos foram flagrados tentando arrombar um veículo Toyota SW4 prata. A equipe policial solicitou apoio para evitar o furto. Ao se identificarem como policiais, os suspeitos não obedeceram às ordens de parada e tentaram fugir em seu próprio veículo, um Ford Fiesta.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Durante a fuga, segundo a versão da PM, os suspeitos realizaram manobras perigosas e teriam atirado. No entanto, acabaram colidindo com outro veículo estacionado, um Toyota SW4 preto, que pertencia ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/MT). O passageiro, que estava armado, conseguiu fugir, enquanto o motorista foi detido no local.
A gravação viralizou nas redes sociais e já é de conhecimento de alguns membros do Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT), conforme apurado pela reportagem. Nas imagens, é possível ver quatro policiais militares ao redor do suspeito já algemado e imobilizado no chão quando um dos agentes, armado, vai a sua direção e desfere um chute em seu rosto.
O homem, mesmo rendido, grita de dor e exclama “Socorro! Eu já tô rendido”. Outro homem afasta o militar agressor impedindo que ele volte atacar o suspeito. Quem faz a filmagem, aparentemente um casal, ainda debocha do momento, diz que o suspeito “levará uma taca” e dá risada. Consta no registro policial que a detenção do suspeito exigiu o uso da força devido à sua resistência e comportamento agressivo. Ele foi entregue à delegacia de polícia com escoriações nos braços e pernas.
No interior do veículo dos suspeitos, foi encontrado um dispositivo do tipo jammer (bloqueador de sinal). Após checagem, foi constatado que o suspeito detido possuía passagem por roubo de veículo. O Ford Fiesta preto foi apreendido e levado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) ao pátio.