Hiper Noticias
A previsão do tempo no fim de semana já começa com alertas de perigo de chuvas intensas e perigo potencial de chuvas para todos os municípios de Mato Grosso, iniciados nesta sexta-feira (12) e válidos até a manhã deste sábado, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta laraja do Inmet prevê chuvas de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h) a 121 cidades. Já os demais 21 municípios estão sob alerta amarelo, com o mesmo volume de chuvas, porém ventos mais fracos, de 40 a 60 km/h.
A temperatura máxima não passa da casa dos 34ºC no final de semana em Cuiabá, com tempo predominantemente nublado e chuvas e trovoadas em diversos momentos.
Nesta sexta-feira, a mínima em Cuiabá foi de 25ºC e a máxima será de 33ºC, com muitas novens e pancadas de chuva previstas, inclusive com trovoadas no período noturno. No sábado, a temperatura mínima prevista é também de 25ºC, com máxima de 34°C, ainda com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas previstas.
O domingo não foge a regra e também será nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com temperatura mínima de 25ºC e máxima de 34°C.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Já Chapada dos Guimarães, a 62 km de Cuiabá, apresentará temperatura mais amena, variando de 22ºC a 34ºC – nesta sexta, com máxima de 32ºC, no sábado, com 33ºC, e no domingo atingindo os 34ºC. O tempo por lá também estará com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas, predominantemente.
ALERTAS
As recomendações do Inmet que acompanham os alertas laranja e vermelho de perigo de chuvas intensas são para, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também orienta, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Maisi informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).