Na manhã desta sexta-feira (05), o juiz eleitoral Evandro Juarez Rodrigues e o promotor eleitoral Leonardo Moraes Gonçalves, da 21ª Zona Eleitoral, situada em Lucas do Rio Verde, promoveram uma palestra na Escola Estadual Dom Bosco. O objetivo do evento foi incentivar a participação dos jovens nas eleições, inclusive estimulando-os a buscar o alistamento eleitoral.
Cerca de 300 alunos participaram ativamente do evento, fazendo questionamentos e tendo a oportunidade de interagir pela primeira vez com a urna eletrônica em uma simulação de votação. A presença das autoridades eleitorais no ambiente escolar foi elogiada pelo diretor da escola, Rodrigo Szablewki, que expressou sua honra em receber a iniciativa da Justiça Eleitoral. “A conversa franca e direta com as autoridades certamente desperta nos jovens o interesse em tirar o primeiro título eleitoral, mesmo que o alistamento seja facultativo”, pontuou.
“É fundamental que os jovens compreendam a importância de seu papel na construção da democracia. Nossas eleições refletem diretamente as escolhas e os interesses da sociedade, e é vital que cada cidadão participe ativamente desse processo. Estamos aqui hoje não apenas para falar sobre a importância do voto, mas também para incentivar vocês a se envolverem, a se informarem e a fazerem parte ativa das decisões que moldarão o futuro de nosso país. O alistamento eleitoral é o primeiro passo nessa jornada de cidadania, e esperamos que todos vocês se sintam motivados a exercer esse direito tão valioso”, ressaltou o juiz eleitoral.
Jornalista: Andréa Martins Oliveira
#DescriçãodaImagem: Foto tirada no momento da palestra. Nela estão os estudantes sentados no refeitório da escola. Todos estão uniformizados. Na frente deles estão o juiz eleitoral e o promotor eleitoral. Eles estão de pé com um microfone em mãos.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Fonte: TRE – MT